Resumo

Título do Artigo

Inovação e mobilidade internacional de talentos acadêmicos em países emergentes e economias desenvolvidas. Panorama das publicações A1 e A2 Qualis Capes do século XXI
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inovação
Mobilidade Internacional
Talentos Acadêmicos

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Humanas, Culturais e Sociais da Inovação

Autores

Nome
1 - Paulette Siekierski
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING (ESPM) - São Paulo
2 - Manolita Correia Lima
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING (ESPM) - PMDGI - São Paulo

Reumo

Educação, mobilidade internacional de talentos acadêmicos e inovação são fatores com papel central no desenvolvimento econômico e humano das nações. Capital humano é considerado ingrediente-chave para melhorar o bem-estar dos países, através de maior produtividade e inovação. Por meio de uma metodologia mista quantitativa descritiva bibliométrica combinada com abordagem qualitativa da meta-análise, o estudo realiza uma síntese de artigos A1 e A2 publicados nas bases Scopus e Web of Science.
Quais são os fatores de atração dos talentos acadêmicos na escolha pelos países e instituições de ensino e de pesquisa? O que representa a fuga e o ganho de cérebros para a economia e o nível de inovação dos países de origem e de acolhimento? Qual é a correlação entre experiência internacional e redes colaborativas internacionais? Como políticas públicas podem incentivar circulação de cérebros? O objetivo central foi entender a relação entre mobilidade acadêmica internacional e inovação.
Conhecer o estado da arte que associa mobilidade internacional de talentos à inovação. Méritos da teoria bibliométrica com meta-análise. Periódicos que têm conferido importância ao tema, autores que têm se dedicado à investigação, escolhas teóricas e metodológicas mobilizadas pelos pesquisadores e contribuições, sem desconsiderar limitações do que foi empreendido em termos de pesquisa. Elaborou-se um protocolo de pesquisa organizado em três eixos temáticos: periódicos, autores e artigos.
Metodologia mista, abordagem quantitativa descritiva bibliométrica e qualitativa da meta-análise. Publicações A1 e A2 das bases Scopus e Web of Science e dados sobre os periódicos: nome, editora, conceito editorial, classificação Qualis Capes, fator de impacto; perfil autores e co-autores, nacionalidade, formação acadêmica, laboratório de afiliação e artigos publicados derivados do mesmo núcleo temático, ano publicação, tema, palavras-chave, problemas e objetivos, metodologia e contribuições.
10 categorias temáticas, que correlacionam brain drain / brain gain com inovação: Turismo Acadêmico Internacional; Pesquisador e Planos de Carreira; Situações Transculturais; Expatriação: Self-Initiated Expatriates e Organizational Expatriates; Recursos Humanos em Ciência e Tecnologia / Ciência, Tecnologia e Inovação; Migrações para os EUA; Êxodo de Elites Acadêmicas da Rússia; Colaboração Científica Internacional; Recomendados e Recomendadores; Mulheres Cientistas: Maternidade e Carreira.
Fatores de atração dos países desenvolvidos: qualidade de vida, riqueza econômica e capacidade de pesquisa científica. Fatores de atração dos países emergentes: crescimento econômico e oportunidades de trabalho. Ênfase sobre ambiente natural como fator que afeta intenção de retorno. Preocupação sobre degradação ambiental. Estudantes de economias emergentes mais prósperas são mais propensos a voltar ao país de origem em comparação com estudantes de economias emergentes menos prósperas.
Cerdin, J L & Pargneux, M L (2014) The impact of expatriates’ career characteristics on career and job satisfaction, and intention to leave: an objective and subjective fit approach. The International Journal of Human Resource Management Solimano, A (2009) The international mobility of talent: types, causes and development impact Oxford University Press Tremblay, K (2002) Student mobility between and towards OECD countries: A comparative analysis. International mobility of the highly skilled