Resumo

Título do Artigo

A RELAÇÃO ENTRE O SISTEMA FINANCEIRO E O SISTEMA DE INOVAÇÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Sistema de Inovação
Sistema Financeiro
Teoria dos custos de transação

Área

Gestão da Inovação

Tema

Política e Estratégia Tecnológica e de Inovação

Autores

Nome
1 - Larissa Carla Siqueira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
2 - Antonio Carlos dos Santos
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - FACE

Reumo

O financiamento da atividade inovativa destaca-se na literatura de desenvolvimento econômico. Por se tratar de um investimento de longo prazo e com retorno, na maioria das vezes, incerto, tal atividade é cercada de incerteza, o que dificulta a obtenção de recursos para a realização da mesma. Neste contexto, as atividades de inovação são classificadas como contratos que envolvem incerteza e complexidade.
Objetivo geral analisar a relação existente entre o Sistema Financeiro e o Sistema de Inovação, no estado de Minas Gerais. Como objetivos específicos, pretende-se identificar as características do sistema financeiro em Minas Gerais; apontar as características de seu processo inovativo; expor as necessidades e dificuldades de financiamento para o processo de inovação; estabelecer a relação entre o Sistema Financeiro Mineiro e o Sistema de Inovação promovido pelo estado.
A relação entre o sistema financeiro e o sistema de inovação é de grande destaque nos estudos sobre o desenvolvimento econômico. Atividades voltadas para o processo inovativo são cercadas de incertezas, quanto à sua viabilidade e retorno, por isso, enfrentam dificuldade de obtenção de crédito para sua execução. Ainda há problemas de assimetria de informação entre emprestadores e tomadores de empréstimos, dificultando a obtenção do crédito.
Uma matriz de correlação é uma maneira bastante útil de se analisar simultaneamente a associação entre variáveis, essa correlação é desenvolvida por meio do teste de causalidade de Granger testando a hipótese de que um Sistema Financeiro desenvolvido, testado pela variável crédito/PIB (CRPIB), causa um Sistema de Inovação desenvolvido, testado pela variável IAO (Indice de Aproveitamento de Oportunidades).
As variáveis PIB e ART não apresentam relação de causalidade. As variáveis PIB e e PAT apresentam relação de causalidade unilateral de PAT para PIB. As variáveis PIB e CR apresentam relação de causalidade unilateral no sentido de PIB para CR. As variáveis IAO e CR apresentam relação de causalidade unilateral de CR para IAO. A relação de causalidade entre as variáveis IAO e CRPIB apresentam relação unilateral positiva significativa de causalidade de CRPIB para IAO.
Reconhece-se fortes evidências da existência de causalidade entre sistema financeiro e de inovação estadual. O trabalho contribui para o reconhecimento da importância de se investir e fomentar atividades de P&D, e a necessidade de investir melhor na articulação entre os setores de produção e conhecimento que não se interagem para apropriação produtiva dos mesmos.
ALBUQUERQUE, E. National system of innovation and non-OECD countries: notes about a tentative typology. Revista de Economia Política, vol. 19, n. 4, p. 35-52, 1999. CARVALHO. F. C.; SOUZA, F.E.P.; SICSÚ, J. PAULA, L. F.R.; STUDART, R. Economia Monetária e Financeira – Teoria e Política. São Paulo: Editora Campus, 2007. SCHUMPETER, J.A. A Teoria do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Abril, 1982.