Resumo

Título do Artigo

A Disfunção como ameaça à consolidação de uma carreira no Estado do Acre: uma análise à luz da Teoria Gerencial.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Desvio de função
Administração pública
Gestão de pessoas

Área

Tecnológica

Tema

Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - ERITON HOLANDA DE SOUSA
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - CAMPUS PORTO VELHO
2 - GUSTAVO DOMINGOS SAKR BISINOTO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT) - prad
3 - Marlene Valério dos Santos Arenas
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - Departamento de Ciências Contábeis
4 - NATÁLIA TALITA ARAÚJO NASCIMENTO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - Porto Velho

Reumo

Trata-se de um relato tecnológico cuja abordagem é quantitativa-qualitativa, configurando-se como uma pesquisa de campo, cujo objetivo é ser explicativa. Procura-se identificar os fatores que provocam o desvio de função na carreira de Gestor de Políticas Públicas no Estado do Acre
A carreira conta com dez anos de existência. É formada por profissionais com formação generalista e espalhados em diversas secretarias da administração direta do Estado do Acre. Os profissionais participantes pertencem a cinco secretarias consideradas estratégicas do ponto de vista organizacional da administração do Estado do Acre.
Embora a carreira exista há dez anos, não é muito incomum encontrar profissionais desempenhando funções diversas daquelas descritas no edital de seleção. O desvio de função na carreira é um sintoma de um contexto administrativo pautado em práticas patrimonialistas
Propõem-se uma análise a partir da aplicação da survey junto aos profissionais ocupantes do cargo em tela, bem como com os profissionais envolvidos em gestão de recursos humanos, a fim de se levantar os principais motivos que levam ao desvio de função na carreira.
Com os dados coletados junto aos profissionais, observou-se um elevado grau de desvio de função nas atividades exercidas. Além disso, detectou-se um desconhecimento por parte do setor de recursos humanos com relação à carreira em tela. este se configurou como um fator determinante para os casos de desvio de função, além da inaptidão de alguns servidores para o cargo.
O trabalho se configura importante, uma vez que a metodologia pode ser replicada a outras categorias da administração pública. Outro ponto positivo é uma proposta de utilização de uma mão de obra qualificada no núcleo estratégico a fim de maximizar as ações da administração pública direta do Estado do Acre.