Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO OFERTADOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Avaliação de Desempenho
Educação a Distância
ProKnow-C

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento e Organização de Cursos e Programas

Autores

Nome
1 - Diego Eller Gomes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Trindade
2 - Sandra Rolim Ensslin
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências Contábeis
3 - Thuine Lopes Cardoso
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Trindade

Reumo

O Ensino a Distância (EaD) emerge como paradigma da educação moderna (SUN et al., 2008). Torna-se cada vez mais comum a investigação sobre como a educação pode ser conduzida de forma eficaz utilizando esse meio, mas é ainda limitada (ARBAUGH, 2002). Assim, pesquisadores e gestores da área devem buscar melhorias nas formas de gestão para superar essa limitação e a área de conhecimento que aborda a Avaliação de Desempenho pode oferecer informações para subsidiar o processo de gestão desses cursos.
Dessa forma, tem-se a seguinte pergunta de pesquisa: quais são as oportunidades de pesquisa relativas à Avaliação de Desempenho (AD) de cursos de graduação ofertados na modalidade de Educação a Distância? Para responder a isso, este estudo tem como objetivo identificar e analisar as oportunidades de pesquisa do fragmento da literatura referente à Avaliação de Desempenho de cursos de graduação ofertados nessa modalidade.
A medição e a gestão de desempenho caracterizam-se como fenômeno social, no qual seu comportamento é moldado pelos sentimentos, valores e crenças dos indivíduos, da organização, da comunidade e da sociedade em que opera. São reconhecidas como fundamentais para qualquer organização, uma vez que informam o nível atual de desempenho. A utilização de sistemas de medição e de gestão de desempenho é recomendada para facilitar a implementação da estratégia e melhorar o desempenho organizacional.
O instrumento selecionado para alcançar o objetivo da pesquisa é o Knowledge Development Process-Constructivist (ProKnow-C) por ser um processo estruturado para seleção e análise da literatura. Com base em abordagem qualitativa dos dados, foram selecionadas, de 2000 a 2015, 21 publicações que representam esse fragmento de literatura. Dessas publicações procedeu-se a análise bibliométrica, a análise sistêmica dos artigos e a partir das análises formulou-se perguntas e objetivos de pesquisa.
A análise permitiu identificar uma carência de trabalhos abordando sistemas integrados de AD; que 50% dos estudos usam a AD para propor / usar uma ferramenta que auxilie na implementação da estratégia organizacional; a existência de harmonia entre origem e aplicação dos modelos construídos, embora se constate a ausência da participação do gestor na construção dos modelos; e que nenhum dos estudos usa modelo capaz de fornecer um “resultado final quantitativo” para a variável investigada.
Com base no conhecimento gerado pelo Proknow-C, apresentaram-se proposições de ação para pesquisadores e gestores do contexto de EaD. O tema da Avaliação de Desempenho de cursos de graduação ofertados na modalidade de Educação a Distância configura-se, baseado nos resultados apresentados, como um campo a ser explorado.
VALMORBIDA, S. M. I.;ENSSLIN, L. Construção de conhecimento sobre avaliação de desempenho para gestão organizacional: uma investigação nas pesquisas científicas internacionais. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 13, n. 28, 2016. DUTRA, A. et al. The construction of knowledge from the scientific literature about the theme seaport performance evaluation. The International Journal of Productivity and Performance Management, v.64, iss 2, p. 243-269, 2015.