Resumo

Título do Artigo

AS RELAÇÕES ENTRE A UNIVERSIDADE E O MERCADO SOB A PERSPECTIVA DO MARKETING: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA.
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Palavras Chave

Inovação
Revisão Sistemática
Marketing

Área

Gestão da Inovação

Tema

Gestão da Propriedade Intelectual, Comercialização e Transferência de Tecnologia

Autores

Nome
1 - Ricardo Braga Veroneze
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Campus Sede
2 - Dalton de Sousa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - André Siqueira Rennó
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA (UNIFORMG) - Formiga-MG
4 - Luiz Henrique de Barros Vilas Boas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - DAE

Reumo

Ao tratar de inovação, no Brasil, as universidades são destaque por serem um importante agente no sistema nacional, assumindo um papel singular na interação entre ciência, tecnologia e as empresas (ALBUQUERQUE, 2015). Da mesma forma, as expectativas da sociedade a respeito das universidades têm aumentado, não apenas em relação ao surgimento de novos conhecimentos, mas também para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas com a finalidade de gerar tecnologias que sejam úteis para os indivíduos.
Quais são as relações entre a universidade e o mercado através da perspectiva do marketing? O objetivo geral do artigo é realizar um estudo do escopo da literatura visando identificar abordagens, dimensões, estratégias e práticas de marketing da pesquisa à comercialização de tecnologias universitárias. Para este fim, realizou-se revisão sistemática de literatura sobre marketing e inovação em universidades.
Audy et al (2002) cita que a universidade assume um conceito indissociável a tríade Ciência-Tecnologia-Inovação, com destaque para três aspectos fundamentais: interação com a sociedade, para a identificação de demandas; empresa e o governo, como facilitador do processo. Siegel e Phan (2005) argumenta que as universidades devem adotar uma abordagem estratégica enfatizando mecanismos de transferência de tecnologia focados no estímulo de desenvolvimento econômico e regional.
Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa teórico bibliográfica que serve como base para a realização da revisão sistemática de literatura (RSL). O estudo foi realizado no período de agosto a setembro de 2015 sendo que os procedimentos para a operacionalização do mesmo foi divido 4 etapas: Delimitação do escopo de análise; Seleção dos artigos; Revisão bibliométrica dos resultados; Revisão semântica dos resultados.
A análise do conteúdo dos textos (objetos deste trabalho) leva a compreender que as dinâmicas e complexas relações que permeiam a atuação das universidades, desde a pesquisa até a comercialização de tecnologias, diante da evolução dos conceitos e temas envolvidos, desencadeiam naturalmente na preponderância do papel do marketing nesse cenário. O que traz a necessidade de aprofundar o entendimento de seu papel por meio de futuros estudos de campo.
A revisão em sua análise semântica mostra o direcionamento a perspectiva holística do marketing, pois pode contribuir em diversas áreas, sendo um catalizador para o: mercado, sociedade, governos, redes de inovação, junto aos pesquisadores e na elaboração de estratégias. Entretanto, as contribuições ainda são pontuais e genéricas, ou seja, os focos dos estudos estão em áreas intimamente ligadas a inovação e ao mercado, como por exemplo, empreendedorismo e tríplice hélice.
SIEGEL, D. S.; PHAN, P. Analyzing the effectiveness of university technology transfer: implications for entrepreneurship education. Advances in the study of entrepreneurship, innovation, and economic growth, 2005, 1-38. WRIGHT, et al. Mid-range universities’ linkages with industry: Knowledge types and the role of intermediaries. Research Policy, 37, 1205—1223, 2008.