Resumo

Título do Artigo

As Estratégicas Iniciais de Microcervejarias Artesanais Para Produção e Comercialização
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Palavras Chave

Empreendedorismo
Microcervejaria Artesanal
Estratégia

Área

Empreendedorismo

Tema

Microempreendedor, Empreendedorismo Regional e Empreendedorismo Corporativo.

Autores

Nome
1 - Flávio Henrique Dias e Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios
2 - Janaína Maria Bueno
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN - Faculdade de Gestão e Negócios
3 - Carlos Roberto Domingues
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN - Faculdade de Gestão e Negócios

Reumo

Há, aproximadamente, 300 empresas no setor cervejeiro no Brasil, com faturamento de de 2 bilhões de reais/ano. Beck (2015) argumenta que o tamanho e a evolução do mercado de cerveja artesanal brasileiro são impossíveis de serem quantificados, devido à ausência de dados oficiais. Neste contexto, surgem os cervejeiros caseiros, eles são considerados como “incubadoras” de microcervejarias, e responsáveis pelo fomento de diversas empresas. Alguns optam por formalizar a atividade, tornando-se empreendedores, sem conhecimento da operação, (KALNIN; 1999).
Este trabalho tem como objetivo analisar as estratégicas iniciais para a produção e comercialização adotadas por microcervejarias artesanais em diferentes regiões e apontar quais são os elementos determinantes destas escolhas e suas consequências. Com isso, pretende-se contribuir para o entendimento dos processos de implementação de microcervejarias, com seus elementos facilitadores e limitadores.
Segundo Schumpeter (1988), devido à racionalidade limitada e incertezas de informações sobre o mercado, o empreendedor deve ser capaz de utilizar a criativade e o julgamento para desenvolver seu empreendimento. Os usos adequados de boas estratégias podem proporcionar, segundo Kluyver e Pearce II (2007) vantagem competitiva para um negócio. Ela é sustentável caso os concorrentes não sejam capazes de supera-la ou copiá-la (BARNEY; HESTERLY, 2007).
A pesquisa teve abordagem qualitativa, com método de estudo comparativo de casos. O método estudo comparativo de casos tem o intuito de verificar semelhanças e explicar possíveis divergências, permitindo a análise dos dados concretos e fornecendo informações para a explicação de fenômenos de estudo. Para a pesquisa qualitativa, os fenômenos do mundo objetivo são interpretados pela subjetividade de quem os observa e a atribuição de significados aos acontecimentos no mundo real fazem parte dos procedimentos básicos da pesquisa qualitava (FARIAS FILHO; ARRUDA FILHO, 2013).
Dentro dos caminhos de evolução de processo e de produto da matriz produto/processo, observou-se nas empresas pesquisadas apresentaram perfis de planejamento diferentes. O caso da cigana Diabólica mostra um perfil mais conservador, iniciando a fabricação de seu produto sem grandes investimentos em equipamentos e tecnologia, permitindo uma melhor análise da resposta do mercado com a marca. A Uberbrau escolheu um caminho mais arriscado, iniciando a empresa com grandes investimentos, com o foco em um público-alvo específico e enfrentou o risco, porém encontrou dificuldades não previstas
Ao comparar as operações das microcervejarias estudadas, conclui-se que não há um modelo único que se aplique, uma vez que há diferenças de cultura, processos, políticas e mercado, porém é preciso dizer que as etapas e elementos aqui descritos auxiliam na análise do setor no contexto local para que o empreendedor saiba posicionar seu produto e direcionar seu planejamento inicial. É necessário decidir qual será o foco da cervejaria, considerando localidade, cultura local e tendências de produtos em localidades similares e com isso definir sua estratégia de posicionamento.
KALNIN, Joanir Luís. Avaliação estratégica para implantação de pequenas cervejarias /. Florianópolis, 1999. 113f. Dissertação - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. PORTER, M. E. Estratégia competitiva: Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. SCHUMPETER. Joseph A. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. 3a. edição. São Paulo: Nova Cultural,1988.