Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ATRIBUTOS DO SELO ORGÂNICO: UM ESTUDO COM CONSUMIDORES DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO
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Palavras Chave

Varejo
Comportamento do Consumidor
Selo Orgânico

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Comportamento do Consumidor - Experimentos Quantitativos

Autores

Nome
1 - Anderson Rodolfo de Lima
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - Faculdade de Ciências e Engenharia de Tupã
2 - Karina Tonelli Silveira Dias
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - Tupã
3 - Jessica dos Santos Leite Gonella
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - Faculdade de Ciências e Engenharia de Tupã
4 - Sergio Silva Braga Junior
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - Faculdade de Ciência e Engenharia de Tupã

Reumo

A agricultura orgânica se tornou uma alternativa para os consumidores que visam a o bem estar social e ambiental. A produção orgânica contempla a segurança alimentar por meio da utilização efetiva e sustentável dos recursos naturais em um ambiente onde a produção em grandes escalas têm ocasionado conseqüências desafiadoras para a natureza, como por exemplo a deterioração do solo e a perda efetiva da sua produtividade e fertilidade, marcando um decréscimo considerável da biodiversidade.
Será que os consumidores da região da Alta Paulista no interior do estado de São Paulo percebem os atributos do selo orgânico? Neste sentido buscou-se analisar a percepção dos consumidores no varejo da Região da Alta Paulista quanto aos atributos do selo orgânico
A certificação orgânica ocorre em uma diversidade de níveis, incluindo o local da produção, o sistema de produção, o processamento e/ou o sistema de distribuição, o que, para o produtor, além de assegurar a qualidade dos produtos, contribui para a manutenção nos mercados nacionais e internacionais, e, para o consumidor, traz a garantia de um produto diferenciado e isento de fraudes.
Foi realizada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa e quantitativa por meio de uma pesquisa de campo no principal supermercado da cidade de Tupã, interior do Estado de São Paulo. Entrevistando a uma amostra de 60 consumidores que realizaram compras naquele varejo durante o período da pesquisa foi possível observar as características do selo orgânico e as percepções do consumidor para as características do selo orgânico. O softwareSPSS 22.0 foi utilizado para análise de frequências e SmatPLS 2.0 - M3 foi utilizado para avaliar a modelagem de equações estruturais (MEE)
Neste modelo é possível observar que as características do selo orgânico são refletidas na percepção do consumidor quanto ao selo. Isto significa que as características que compõem a avaliação do selo orgânico são as características que o consumidor espera “comprar” em um produto que carrega o selo.
Pode ser possível afirmar que a teoria de que o comportamento é influenciado pelo conhecimento, mais especificamente o consumo sustentável estando diretamente relacionado com o nível de conhecimento das características ambiental do produto pelo consumidor vem se consolidando ao longo do tempo e cada vez mais.
BRAGA JUNIOR, Sergio Silva; SILVA, D. Consumo de produtos verdes no varejo: A intenção de compra versus a compra declarada. Agroalimentaria, v. 20, n. 39, p. 155-170, 2014. CHERIAN, Jacob; JACOB, Jolly. Green marketing: A study of consumers’ attitude towards environment friendly products. Asían social science, v. 8, n. 12, p. p117, 2012. HAIR JUNIOR, J. F.; HULT, G. T. M.; RINGLE, C.; SARSTEDT, M. A primer on partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). SAGE Publications, Incorporated, 2013.