Resumo

Título do Artigo

Do Social ao Organizacional: o filtro das identificações nos últimos dez anos no contexto nacional e internacional
Abrir Arquivo

Palavras Chave

identificação social
identificação organizacional
pesquisa bibliométrica

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Lisiane Pellini Faller
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - PPGA
2 - VANIA DE FATIMA BARROS ESTIVALETE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Departamento de Ciências Administrativas
3 - Vívian Flores Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Centro de Ciências Sociais e Humanas
4 - Taís de Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Administração
5 - Jefferson Menezes de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Reumo

Pesquisadores e gestores organizacionais têm demonstrado interesse em compreender os sujeitos em seus ambientes laborais, cujas relações são passivas de transformações sociais. Entender como os indivíduos interagem com as organizações passou a ser pauta de importantes estudos dentro dos campos da identificação social e organizacional, associados a questões de interesse científico ou administrativo, como o ganho de produtividade e a realização dos trabalhadores (KIRA e BALKIN, 2014).
O estudo concentra-se na seguinte questão de pesquisa: Quais as publicações existentes sobre os temas identificação social e organizacional na produção acadêmica nacional e internacional no período de 2006 a 2015? Para tanto, definiu-se como objetivo geral: apresentar as publicações existentes sobre os temas identificação social e organizacional e as suas interações com outras áreas na produção acadêmica nacional e internacional no período de 2006 a 2015.
Dutton, Dukerich e Harquail (1994) afirmam que a identificação com a organização é fundamental para formar comportamentos de apoio entre os membros, fazendo com que as pessoas pensem em si mesmas através das suas organizações e dos grupos a que pertencem. Assim, quanto maior a identificação organizacional, menor a intenção de deixar a empresa, maior o apego psicológico com a organização e maiores chances de motivação e comportamento desejado dos seus membros.
Realizou-se uma pesquisa bibliométrica em periódicos, revistas e bases de dados nacionais e internacionais (Bancos de Teses e Dissertações, Web of Science; Periódicos CAPES, Google Scholar). Para a coleta dos dados, as buscas foram orientadas pela combinação das palavras-chave “identificação” e/ou “identificação social” e/ou identificação organizacional”, para o contexto nacional, e as suas respectivas versões em inglês para o contexto internacional.
Foram encontrados 27 artigos nacionais, 79 internacionais e 5 teses e dissertações contendo as temáticas propostas. Os resultados encontraram predominância de pesquisas empíricas, sendo a maioria de caráter quantitativo. Dois aspectos podem contribuir para o avanço do conhecimento sobre o tema: a diversidade de assuntos correlatos, situações e contextos investigados e a variedade de informantes para os quais foram direcionadas as pesquisas.
O filtro dos trabalhos sobre identificação permitiu reconhecer lacunas existentes de publicações em determinadas áreas correlacionadas aos temas pesquisados. Como contribuição para trabalhos futuros sugere-se persistir em pesquisas envolvendo identificação social e organizacional, especialmente em áreas cuja relação com as temáticas não foi encontrada ou foi pouco explorada, como é o caso de estudos contendo vinculação com sentimento de pertença, estresse, empreendedorismo e questões de gênero.
ASHFORTH, B. E.; MAEL, F. A. Social identity theory and the organization. Academy of Management Review, (14), 20-39, 1989. TAJFEL, H. Social categorization, social identity and social comparison. In: TAJFEL, H. Differentiation between groups. London: Academic Press, 1978. TURNER, J. C.; HOGG, M. A.; OAKES, P. J.; REICHER, S. D.; WETHERELL, M. S. Rediscovering the social group: a self-categorization theory. Cambridge, MA: Basil Blackwell, 1987.