Resumo

Título do Artigo

GRAU DE ADERÊNCIA DAS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS PRESENCIAIS DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS AO MODELO PROPOSTO PELO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Matriz Curricular
Alinhamento
Matriz CFC

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento e Organização de Cursos e Programas

Autores

Nome
1 - Fernando Ronny de Freitas Oliveira
Centro Universitário Católica de Quixadá - UNICATÓLICA - Quixadá
2 - Oderlene Vieira de Oliveira
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Edson Queiros
3 - Sérgio Seabra da Silveira Filho
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Edson Queiroz

Reumo

Com a variedade de currículos do curso de ciências contábeis surge uma preocupação mundial com o processo formativo dos profissionais da contabilidade. Nesse contexto, organismos internacionais de contabilidade como a ONU/UNCTAD/ISAR têm apresentado trabalhos que visam a elaboração de um programa mundial de estudos em contabilidade (PIRES; OTT, 2008). Esse fato motiva os estudos sobre as situações de uniformidade do ensino contábil no Brasil, onde essa preocupação é ainda maior, uma vez que o processo de internacionalização das normas brasileiras de contabilidade entrou em vigência em 2010.
Frente a este cenário elaborou-se a seguinte questão de pesquisa: Qual a aderência das matrizes curriculares dos cursos presenciais de bacharelado em ciências contábeis ao modelo proposto pelo CFC? Este trabalho tem por objetivo geral identificar o grau de aderência das matrizes curriculares dos cursos presenciais de bacharelado em ciências contábeis das IES ao modelo proposto pelo CFC.
As Diretrizes curriculares funcionam como orientações estruturadas, que direcionam a maneira como os conteúdos devem ser organizados, ou seja, é a partir das orientações apresentadas na Resolução CNE/CES 10/2004, que as IES devem organizar suas matrizes curriculares (MENDES; SILVA; NIYAMA, 2011). Em 2009, o CFC publicou um documento no qual apresenta uma proposta de matriz curricular com as disciplinas para os cursos de Ciências Contábeis. O modelo apresentado visa atender as demandas do mercado por um e currículo nacional mais harmonizado, em que as disciplinas estão organizadas em 3 eixos.
Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa. O método qualitativo fo utilizado para analisar as disciplinas do modelo proposto pelo CFC, comparando-as com as disciplinas das matrizes curriculares adotadas pelas IES. Na segunda etapa, foram aplicadas metodologias quantitativas, onde verificou-se os percentuais de alinhamento entre matrizes adotadas pelas IES com o modelo proposto pelo CFC, com uso de técnicas de estatística descritiva. A população consistiu em 29 IES, listadas no site do Ministério da Educação. Para analisar os dados utilizou-se da Análise de Conteúdo.
Nos cursos ofertados por IES pública, o percentual médio de aderência foi de 73%, estando abaixo do percentual médio apresentado pelas IES privadas, que tem uma média de 76% de aderência. Quando comparado os percentuais médios de aderência das IES por organização acadêmica, os centros universitários apresentam o melhor percentual, 83%, seguido pelas universidades com 76%, e as faculdades com 75%, apresentam o menor percentual médio de aderência à matriz proposta pelo CFC. Quanto as disciplinas, verifica-se entre as de maior aderência as propostas no eixo de formação teórico-prática.
Considerando a quantidade média das disciplinas propostas na matriz CFC, conclui-se que, as IES apresentam uma aderência média de 31 disciplinas, de um universo de 46 disciplinas, o equivalente à 67% de aderência à matriz proposta pelo Conselho, sendo os eixos de formação básica e teórico-prático os que apresentam maior percentual de aderência, com percentuais de 83% e 84%, respectivamente. E os eixos de formação profissional, com 72%; e as disciplinas propostas como optativas, com 11% de aderência, revelam-se com os menores percentuais.
CARNEIRO, J. D. et al. (coord.). Proposta nacional de conteúdo para o curso de graduação em ciências contábeis. 2. ed. rev. e atual. Brasília: Fundação Brasileira de Contabilidade, 2009. MENDES, Paulo Cesar de Melo; SILVA, Antonio Batista; NIYAMA, Jorge Katsumi. A Aderência Do Conteúdo Da Disciplina Contabilidade Tributária Ministrada Nos Cursos De Graduação Em Ciências Contábeis Do Brasil Ao Conteúdo Do Currículo Internacional Proposto Pela ONU. Revista Ambiente Contábil – UFRN – Natal-RN. v. 3. n. 1, p. 1 – 19, jan./jun. 2011. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.