Resumo

Título do Artigo

Estudo da Capacidade Dinâmica Sob a Lente do Aprendizado Organizacional: O Caso de uma Empresa Ganhadora do Prêmio Nacional da Qualidade
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Palavras Chave

Aprendizado Organizacional
Capacidade Dinâmica
Prêmio Nacional da Qualidade

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Tatiane de Andrade Neves Hörbe
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós Graduação em Administração
2 - GILNEI LUIZ DE MOURA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Departamento de Ciencias Administrativas
3 - Emanuelly Comoretto Machado
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós Graduação em Administração
4 - Katiuscia Schiemer Vargas
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Campus Santana do Livramento

Reumo

A abordagem das Capacidades Dinâmicas é apresentada como um novo paradigma que procura explicar por que algumas firmas são mais bem sucedidas que outras na construção e sustentação de vantagens competitivas em ambientes de constante mudanças. Nessa perspectiva, organizações com forte ênfase em uma cultura de aprendizagem tendem a ser mais aptas a mudar e, consequentemente, a desenvolver capacidades dinâmicas. Porém, a capacidade de aprendizagem de uma organização depende de um conjunto de características organizacionais e práticas de gestão que potencializam a ocorrência de aprendizagem.
Levando em consideração o que foi exposto e vislumbrando a definição de um foco primário para o desenvolvimento deste trabalho, considerou-se relevante compreender: “Como a capacidade de aprendizado organizacional de uma empresa pode contribuir para o desenvolvimento de sua capacidade dinâmica?”. Assim, o presente estudo tem como objetivo central analisar a capacidade dinâmica de uma empresa por meio de seu potencial de aprendizado organizacional.
Define-se capacidades dinâmicas como um conjunto de capacidades que a organização desenvolve para integrar, construir e reconfigurar competências internas e externas, melhorar seus processos centrais de negócio e promover o aprendizado contínuo no sentido de se adaptar às mudanças no ambiente (DENFORD, 2013). Essas capacidades constituem mecanismos de gestão da mudança e inovação e envolvem aspectos do conhecimento e aprendizagem organizacional (ZOLLO e WINTER, 2002).
Adotou-se como delineamento de pesquisa o método de estudo de caso, que configurou-se pela combinação dos métodos quantitativo e qualitativo, utilizando a triangulação de dados e metodológica. Os dados quantitativos foram coletados por meio de um questionário aplicado com os funcionários da organização. E a etapa qualitativa deu-se por meio de entrevistas e análise de documentos. A organização escolhida como unidade de análise para esta pesquisa justifica-se pelo fato desta ter sido premiada três anos consecutivo (2009-2012-2015) no Prêmio Nacional da Qualidade.
A empresa Alfa possui uma cultura voltada a mudanças e melhorias contínuas, no qual promove a investigação, abertura, confiança a novas ideias e incentiva a experimentação de novos processos e métodos de trabalho. Além disso, a cultura da empresa expressa a necessidade de se ter objetivos claros e engajamento e envolvimento de todos na definição da direção dos negócios e na implementação das estratégias. Para isso, a empresa utiliza de uma comunicação direta e aberta sobre as diretrizes organizacionais e se preocupa que ocorra o desdobramento da estratégia em todos os níveis hierárquicos.
A partir da percepção dos funcionários e gestores da organização investigada foi possível constatar uma série de práticas e políticas de gestão, aspectos da cultura organizacional e características da sua estrutura organizacional que permitiram caracterizar a alta capacidade de aprendizagem organizacional da empresa. No qual, evidenciou-se que a consolidação do aprendizado e o desenvolvimento de mecanismos e práticas que permitam a criação e o acúmulo de competências das pessoas constitui-se como um fator que pode atuar como antecedente do desenvolvimento de capacidade dinâmica
GOH, S.; RICHARDS, G. Benchmarking the Learning Capability of Organizations. European Management Journal. v. 15(5), p.575-583, 1997. TEECE, D. J. Dynamic capabilities & strategic management. Oxford: Oxford University Press, 2009. ZOLLO, M.; WINTER, S. G. Deliberate Learning and the Evolution of Dynamic Capabilities. Organization Science, v. 13, n. 3, p. 339-351, 2002. WANG, C; AHMED, P. Dynamic capabilities: a review and research agenda. International Journal of Management Reviews, v. 9, n.1, p. 31-51, 2007.