E-learning
E-training
Desenvolvimento Organizacional
Área
Estudos Organizacionais
Tema
Aprendizagem nas Organizações
Autores
Nome
1 - Aline Souza Martins UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) - Campus I - Campina Grande
2 - Janayna Souto Leal UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) - Departamento de Administração e Economia (Campus I)
3 - REBECA FORMIGA FIGUEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Departamento de Administração da UFPB (Campus I)
4 - Wallysson Klebson de Medeiros Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-Graduação em Administração
Reumo
A formação profissional é um tema que tem ganhado notoriedade dentro e fora das organizações, pois não é de hoje que as qualificações curriculares e experiências profissionais são diferenciais competitivos. Logo, como forma de se adaptar às mudanças e com foco no desenvolvimento organizacional, algumas empresas têm optado pelo uso do e-learning e o e-training no aprendizado organizacional, por meio de metodologias digitais em plataformas e programas, que ensinam e atualizam processos, competências ou habilidades necessárias às respectivas atividades dos colaboradores.
O artigo traz como problema de pesquisa: qual a percepção dos colaboradores na aplicação do e-learning e do e-training no desenvolvimento organizacional em uma empresa de contact center? Considerando este questionamento, o trabalho tem como objetivo geral analisar a percepção dos colaboradores na aplicação do e-learning e do e-training no desenvolvimento organizacional em uma empresa de contact center.
O aprendizado remoto deixou de ser uma tendência e passou a ser uma realidade nas organizações, com isso reflexões e questionamentos surgem acerca do efeito no desenvolvimento organizacional. Entre as modalidades mais utilizadas na prática do ensino-aprendizado estão: o e-learning, que busca utilizar ferramentas digitais no processo de ensino e aprendizagem, tendo a internet como ponto de suporte, e o e-training, treinamento baseado em tecnologia que envolve atividades de aprendizado realizados em computador ou dispositivos portáteis como smartphones e tablets.
Foi adotada uma pesquisa com abordagem qualitativa, utilizando a técnica do estudo de caso com a coleta de dados por meio de entrevistas estruturadas com 13 respondentes. Para a escolha dos sujeitos, foi feita uma seleção por conveniência. Porém, outros selecionados foram determinados, a posteriori, a partir da técnica do snowball sampling, também conhecida como 'bola de neve'. Além disso, foi empregado o método da análise de conteúdo, cujas categorias criadas, a priori, foram: a prática do e-learning; o desdobramento no e-training; e o desenvolvimento organizacional.
Por meio dos relatos coletados, os resultados destacaram que a empresa está alinhada com as metodologias digitais empregadas com o-learning e o e-training, capacitando e desenvolvendo continuamente os seus funcionários, visando a resiliência organizacional frente às constantes mudanças no ambiente em que está inserida, e investindo em metodologias que estimulem o ensino-aprendizagem no âmbito individual com reflexos nas práticas organizacionais.
Verifica-se que a empresa está alinhada e bem direcionada com as metodologias do e-learning e do e-training, buscando capacitar os seus colaboradores de maneira continuada e investindo na transformação profissional do seu corpo de funcionários por meio da aprendizagem. Fatores que demonstram que a organização estudada conseguiu adaptar-se à evolução tecnológica, impactando diretamente no seu desenvolvimento organizacional, devido à implementação das metodologias à distância, com uso da internet, e acarretando em benefícios tanto para si própria como para os seus colaboradores.
ALTWIJRI, A. M.; ALDOSEMANI, T. I. Employee Perceptions of the Effectiveness of E-training to Meet Performance Evaluation Requirements. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research. v.21(2), p. 49–71, 2022.
FIRAT, M. Integrating AI Applications into Learning Management Systems to Enhance e-Learning. Instructional Technology and Lifelong Learning, v. 4, n. 1, p. 1-14, 2023.
SERDYUKOV, P. Innovation in education: what works, what doesn’t, and what to do about it? Journal of Research in Innovative Teaching & Learning, v.10(1), p. 4-33, 2017.