Cognição
Escala de Necessidade de Cognição
Validação
Área
Tecnologia da Informação
Tema
Aspectos Comportamentais e Decisórios da TI
Autores
Nome
1 - Eliete dos Reis Lehnhart UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós Graduação em Administração
2 - Taiane Keila Matheis UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa Maria
3 - Mauri Leodir Löbler UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Departamento de Ciências Administrativas
4 - Rafaela Dutra Tagliapietra FACULDADE ANTÔNIO MENEGHETTI (AMF) - Cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis
5 - Carolina Schneider Bender UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - Programa de Pós-Graduação em Administração
Reumo
Inúmeros são os processos cognitivos que diferenciam o modo como os indivíduos se engajam e desenvolvem seu processo decisório. O presente estudo versou sobre a temática da cognição humana relativa à tomada de decisão, a partir da característica individual do comportamento humano destacado por Cohen et al. (1955), a necessidade de cognição, com o intuito de compreender como a cognição influencia o mundo experienciado pelo indivíduo.
Portanto, o objetivo geral deste estudo consiste em adaptar e validar a Escala Need for Cognition - Short Form (NFC-SC), desenvolvida por Cacioppo et al. (1984), para o contexto brasileiro. De modo específico, a pesquisa se propôs a: i) revisar a literatura relacionada à Escala de NFC-SC em diversos contextos de aplicação; ii) traduzir e adaptar a Escala de NFC-SC às condições relativas ao contexto brasileiro; e iii) validar quali e quantitativamente a Escala de NFC-SC para o contexto brasileiro.
O estudo das diferenças na necessidade de cognição dos indivíduos, refletem os distintos estados de motivação, estando associadas “à sua tendência em se engajar e apreciar o pensar” (Cacioppo & Petty, 1982, p. 116). Para tanto surgiram traduções, validações e adaptações transculturais da Escala NFC para distintos idiomas e em diversos países. Todavia, não foram encontrados estudos no contexto nacional com a utilização de uma amostra ampla e com a técnica de análise fatorial confirmatória.
A Escala Need for Cognition (NFC) foi criada com 32 itens por Cacioppo e Petty (1982), revista para 18 itens por Cacioppo et al. (1984) e adaptada neste estudo de acordo com o proposto por Boateng et al. (2018), Churchill (1979) e Raykov e Marcoulides (2011). Inicialmente, realizou-se a busca literária sobre o assunto, propiciando uma base teórica para a tradução dos itens e a adaptação da escala. Posteriormente, realizou-se uma pesquisa survey com 1.183 respondentes, , sendo 360 para a etapa exploratória e 823 para a fase confirmatória da pesquisa.
Realizou-se a validação estatística através da AFE visando à validação dos itens e das dimensões sugeridas, nesta fase foram excluídos dois itens, ficando o instrumento com 16 questões, contemplando dois construtos. Posteriormente, procedeu-se à AFC, com as 16 variáveis mostraram-se inconsistentes foram excluídos da análise 10 itens. Estes resultados demonstram a validade do modelo para mensurar a NFC-SC, por meio de uma escala composta por 6 itens e uma estrutura fatorial bidimensional no contexto brasileiro.
De maneira mais ampla, os resultados deste estudo, assim como de outras pesquisas mencionadas neste trabalho, indicam a necessidade de um desenvolvimento teórico que explicite e promova melhorias nas características da escala NFC, para além da simples existência de um fator unidimensional. Tal proposição de uma escala bidimensional visa ampliar os estudos sobre os níveis de cognição no cenário brasileiro.
Cacioppo, J. P., & Petty, R. E. (1982). The need for cognition. Journal of Personality and Social Psychology, 42(1), 116-131.
Cacioppo, J. T., Petty, R. E., & Kao, C. F. (1984). The efficient assessment of need for cognition. Journal of personality assessment, 48(3), 306-307.
Cohen, A. R., Stotland, E., & Wolfe, D. M. (1955). An experimental investigation of need for cognition. The Journal of Abnormal and Social Psychology, 51(2), 291–294.
Loose, T., Vasquez-Echeverría, A., & Álvarez-Núñez, L. (2023). Spanish version of need for cognition scale: Evidence of reliability, validity and factorial