Economia de Empresas, Instituições e Organização Industrial
Autores
Nome
1 - Thainá Calsavara Muoio UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Universidade de São Paulo, Campus de Pirassununga, Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
2 - Victória Brucieri Zutin UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Universidade de São Paulo, Campus de Pirassununga, Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
3 - Ana Luiza Camargo Mascarin Cunha UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
4 - Maria Tereza de Alvarenga Freire UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Universidade de São Paulo, Campus de Pirassununga, Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
5 - Vivian Lara Silva UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA)
Reumo
Este estudo revisa a literatura de 2017 a 2024 sobre o comportamento do consumidor e geração de resíduos no delivery de alimentos, no contexto do Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular. No Brasil, bares e restaurantes empregam 4,7 milhões de pessoas em 1,2 milhão de estabelecimentos. O Artigo tem como abordagem principal a temática de como o consumidor é tratado no debate sobre perdas alimentares e os fatores que influenciam suas escolhas de consumo e descarte.
Investigar o comportamento do consumidor final em relação à geração de resíduos sólidos e embalagens pode ser considerado um desafio. Essa dificuldade surge devido à imprevisibilidade comportamental de cada indivíduo, relacionada a questões sociodemográficas particulares de cada um. Devido a isso, essa pesquisa tem como o principal objetivo contribuir para esse debate por meio de uma revisão sistemática de literatura de publicações na área de Desenvolvimento Sustentável, focada na análise do comportamento do consumidor e na geração de resíduos sólidos no delivery de alimentos.
O modo de vida moderno, impulsionado pela industrialização e urbanização, aumentou o consumo de refeições fora de casa e de serviços de entrega. Isso levou ao crescimento do mercado de refeições prontas, mas também o aumento do desperdício de alimentos e resíduos sólidos. Cerca de 15% do desperdício de alimentos no Brasil vem de estabelecimentos de alimentação. A redução desse desperdício é essencial para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que visam diminuir o desperdício alimentar e promover a sustentabilidade ambiental.
Foi realizada uma revisão sistemática sobre o comportamento do consumidor em relação aos resíduos sólidos gerados pelo serviço de alimentação delivery. Utilizando as diretrizes do PRISMA, foram combinados termos de busca em bases como Web of Science e SCOPUS até 2024. Após a análise de 39 artigos, foram exploradas teorias, metodologias e comportamentos relacionados ao tema, com validação em workshops. A pesquisa visou entender melhor como os consumidores influenciam na geração e no manejo de resíduos nesse contexto específico.
Os dados revelam um crescimento significativo na pesquisa sobre o comportamento do consumidor em delivery de alimentos de 2017 a 2024, impulsionado pela pandemia de Covid-19. A China e a Índia lideram em estudos, representando 43,58% dos artigos. Métodos quantitativos predominam (64,1%), seguidos por análises qualitativas (35,9%). Embalagens descartáveis foram foco em 16 artigos, enquanto 12 abordaram resíduos orgânicos. Fatores sociodemográficos como idade e renda influenciam significativamente o desperdício de alimentos e embalagens.
O presente estudo sobre o comportamento do consumidor no delivery de alimentos revela desafios e oportunidades para a sustentabilidade. Após a pandemia de Covid-19, houve um aumento no interesse por práticas sustentáveis. Identificar variáveis sociodemográficas influentes é essencial para desenvolver estratégias eficazes de redução de resíduos. A disparidade internacional no interesse pelo tema destaca a necessidade de abordagens colaborativas para enfrentar os desafios ambientais e sociais associados aos resíduos sólidos.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARES E RESTAURANTES (ABRASEL). Perfil da Abrasel. Disponível em:https://abrasel.com.br/abrasel/perfil-da-abrasel/. Acesso em: 27 set. 2023.
PRISMA Group. (2009). Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. PLoS Medicine, 6(7), e1000097
MARCIA-GABRIELA CONSIGLIO KASEMODEL et al. Following the trail of crumbs: A bibliometric study on consumer behavior in the Food Science and Technology field. International Journal of Food Studies, v. 5, n. 1, 18 abr. 2016.