Resumo

Título do Artigo

Ações estratégicas adotadas pelas empresas do setor de hospitalidade durante a crise
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Palavras Chave

crise
inovação
retração

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Rosiele Fernandes Pinto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - João Pessoa
2 - Raissa de Azevedo Barbosa
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB) - Campus João Pessoa
3 - Adriana de Fatima Valente Bastos
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - São Paulo
4 - Élida Pessoa Vicente
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus IV
5 - MATEUS VINICIUS DE CARVALHO FERREIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus IV

Reumo

Crises são eventos inesperados dramáticos que podem afetar seriamente os resultados da empresa (Smith, 2016). Ao longo da história, as empresas têm passado por períodos de crise dos mais variados, seja provocado por fatores econômicos, políticos, climáticos entre outros, nos quais demandam respostas diferentes para o seu enfrentamento. As grandes crises têm características recorrentes, dentre elas a incerteza sobre a sua natureza e duração, necessidade urgente de medidas governamentais, sociais e resposta empresarial, porém também apresentam características peculiares (Batjargal et al. 2023).
Os estudos apontam que a forma como as empresas enfrentam a crise varia muito. Buscar entender como as empresas respondem à crise tem se mostrado um desafio para a literatura de estratégia e ainda representa uma lacuna. essa pesquisa busca responder a questão de pesquisa: quais estratégias as empresas do setor de hospitalidade têm adotado para o enfrentamento da crise provocada pela pandemia da COVID-19? De forma mais específica, pretendemos investigar as empresas hoteleiras e restaurantes, visto que essas empresas representam um dos principais atores que compõem o setor de turismo.
Cada crise atinge elementos da economia de uma forma específica. Para Wenzel, Stanske e Lieberman (2020), com a pandemia, as organizações em todo o mundo estão sendo afetadas e, como já visto em outras crises, esses riscos provocam grandes recessões econômicas, mas nessa crise em especial, seus impactos podem ser mais destruidores, devido ao momento frágil em que as empresas estão inseridas. Esses autores defendem que na crise as empresas recorrem, em geral, a quatro respostas estratégicas: retração, perseverança, inovação e saída.
Para realização deste estudo, utilizamos dados obtidos por meio de um questionário contendo 23 questões com foco em analisar as estratégias adotadas pelas empresas para o enfrentamento da crise da COVID-19. A amostra da pesquisa foi composta por 34 empresas hoteleiras e restaurantes que compõem o setor de hospitalidade da cidade de João Pessoa. Optamos por analisar este segmento devido a importância deste para o cenário competitivo de João Pessoa e, tendo em vista que o setor de turismo e hospitalidade foi severamente impactado por essa crise (Chan, Nozu, & Cheung, 2020).
Os achados mostraram que nem todas as empresas foram afetadas igualmente pela crise da COVID-19, foram observadas diferenças entre as medidas adotadas por cada organização. A maioria das empresas (32) optou pela retração como uma das suas estratégias. Cabe destacar, que duas empresas adotaram apenas a estratégia de retração e encontramos 27 empresas que optaram por integrar as três estratégias (retração, perseverança e inovação). E o estudo de caso convergiu com os achados iniciais da pesquisa, com destaque para uma combinação de estratégias que as empresas adotaram para enfretamento da crise.
As empresas analisadas, adotaram estratégias de retração, perseverança e inovação, alinhada às respostas estratégicas propostas por Wenzel, Stanske e Lieberman (2020) que formam a base conceitual desta pesquisa. Dado que as empresas pesquisadas suspenderam temporariamente suas operações, é natural que, nesse contexto de crise, tenham adotado estratégias de retração para otimizar a eficiência de seus ativos. Um número significativo de empresas também adotou a estratégia de perseverança e/ou inovação, sendo associada às demais estratégias.
Kozachenko, E., Anand, A. and Shirokova, G. (2021), Strategic responses to crisis: A review and synthesis of promising research directions, Review of International Business and Strategy, 32 (4), 545-580. Rivera-Prieto, J. C., Santana, M., & López-Cabrales, Á. (2022). Turnaround and human resource strategies during the COVID-19 crisis. BRQ Business Research Quarterly, 1-22. Wenzel, M., Stanske, S., & Lieberman, M. B. (2020). Strategic responses to crisis. Strategic Management Journal, 41(7/18), 3161.