1 - Luana Teixeira Cavalcante UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - Veronica Peñaloza UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - CESA
3 - Danielli Leite Campos Monteiro UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Itaperí
4 - Matheus Dantas Madeira Pontes UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Programa de Pós-Graduação em Administração
Reumo
Incentivadas pelo uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), as apostas online destacam-se como um segmento em ascensão no mercado mundial. O ambiente virtual permite aos usuários a utilização das plataformas em qualquer hora e lugar (Catarino et al., 2020), além de disponibilizar diversas formas de depósito e saque, facilitando a rápida movimentação financeira. Tamanha facilidade resultou em mudanças de hábitos do consumidor, além de possibilitar diversos riscos, tornando os consumidores vulneráveis (Killick & Griffiths, 2021; King et al., 2020).
A investigação desse tema sob a prerrogativa da representação social ainda permanece em grande parte desconhecida, realçando a necessidade da construção do senso comum na busca por desenvolvimentos conceituais que auxiliem em uma compreensão mais abrangente do objeto em estudo. Diante disso, este estudo procurou responder a seguinte questão de pesquisa: qual o significado do conceito de apostas online para a sociedade? Portanto, o objetivo da pesquisa foi compreender a representação social das apostas online, buscando construções centrais e periféricas nos indivíduos a respeito desse fenômeno.
Nesse contexto de crescimento do mercado de apostas online, destacam-se a pandemia da Covid-19, a divulgação realizada por influenciadores digitais e a motivação para ganhar dinheiro rápido, como fatores relevantes nessa expansão. Essas apostas encontram-se imersas em um ambiente que possibilita atitudes mais arriscadas, removendo-se o contexto social no qual as pessoas com problemas sentiriam culpa e autoconsciência em situações mais agravantes. As representações sociais consistem em um instrumento útil para compreender as complexas redes de significados existentes nessas práticas sociais.
Para se atingir os objetivos da pesquisa, foi realizado um estudo exploratório-descritivo de natureza qualitativa com 365 indivíduos. Os dados foram coletados através de um levantamento de campo, com a utilização da técnica de evocação livre de palavras (Vergara, 2005). A pesquisa foi realizada de forma online por meio de um questionário do Google Forms, no qual, através da expressão indutora “Apostas online”, obteve-se o total de 1825 expressões evocadas. As palavras coletadas passaram por um processo de lematização e categorização semântica.
Para a análise dos dados foi utilizado o software IRAMUTEQ. A análise de similitude gerou a estrutura das representações sociais com os seguintes elementos centrais: “Dinheiro”, “Vício”, “Perder”, “Golpe”, “Enganação” e “Tigrinho”. Através do método de Classificação Hierárquica Descendente, formou-se o dendrograma composto por dois eixos e três classes, abordando os aspectos gerais da aposta, os tipos de aposta e divulgação e os problemas e consequências negativas. Por último, a análise prototípica demonstrou o núcleo central e o sistema periférico da representação social das apostas online.
O dinheiro consta em evidência em todos os resultados, realçando sua forte associação à representação das apostas online e a relação do produto ao valor financeiro. Outra conclusão é referente a frequente percepção negativa da população quanto aos jogos de azar online, expondo diversas consequências nocivas, como vício e dívida. Tal associação demonstra o contexto social atual vivenciado por diversos indivíduos, que entendem as apostas online predominantemente como um risco. Além disso, também constatamos a relação em alta entre a divulgação das apostas online com influenciadores digitais.
Catarino, J. R., Cordeiro, J. D., & Soares, R. M. (2020). Impacts of the online Gambling Prohibition Policy – A Comparative Survey of Brazil versus the European Union. Seqüência, 41(85), 51-85.
Killick, E., & Griffiths, M. (2021). Why Do Individuals Engage in In-Play Sports Betting? A Qualitative Interview Study. Journal of Gambling Studies, 37(1), 221-240.
King, D., Delfabbro, P., Billieux, J., & Potenza, M. (2020). Problematic online gaming and the COVID-19 pandemic. Journal of Behavioral Addictions, 9(2), 184-186.
Vergara, S.C. (2005). Métodos de pesquisa em administração. São Paulo:Atlas.