Cocriação
Produção científica
Periódicos brasileiros
Área
Estratégia em Organizações
Tema
Cluster, Redes de Negócios e Cooperação
Autores
Nome
1 - Henrique César Melo Ribeiro Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) - Piauí
2 - Rosany Corrêa UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI) - Campus Parnaíba
Reumo
O termo cocriação manifestou-se a partir da publicação do estudo de Prahalad e Ramaswamy intitulado “co-opting customer competence” em 2000. Logo, pode-se compreender que a cocriação é um termo contemporâneo a qual relaciona-se com as interações entre a empresa e os clientes, em outras palavras, a cocriação permite que os clientes façam parte do processo de coprodução da organização, fazendo com que a empresa chegue ao produto final com um maior valor agregado, logo, a cocriação pode ser entendida como fonte de vantagem competitiva para as companhias.
Qual o perfil, o comportamento e a tendência da produção científica e da estrutura e formação das redes sociais do tema cocriação na literatura acadêmica brasileira sob a perspectiva da SPELL? Logo, o objetivo desta pesquisa foi: investigar o perfil, o comportamento e a tendência da produção científica e da estrutura e formação das redes sociais do tema cocriação na literatura acadêmica brasileira sob a perspectiva da SPELL.
Desde a década de 2000, o termo cocriação vem se espalhando rapidamente por meio de ensaios teóricos e análises empíricas, desafiando alguns dos pilares mais importantes das economias capitalistas. Logo, o tema cocriação vem se desenvolvendo como um novo paradigma na literatura de gestão, permitindo que as empresas e clientes criem valor por meio da interação. Da perspectiva da cocriação, empresas e clientes não estão mais em lados e posições opostas, mas sim, interagindo entre si para o aperfeiçoamento de novas oportunidades de negócios.
As palavras-chave mais centrais (degree) foram: cocriação de valor, cocriação, co-criação, inovação aberta, serviços, turismo, valor, criação de valor, satisfação, inovação, bibliometria, engajamento, marketing social, experiência, lógica dominante de serviço, marketing, stakeholders, consumidor, comportamento do consumidor, co-criação de valor, vantagem competitiva, coprodução e transformação digital. No que confere as redes sociais dos atores, estas foram mensuradas com baixa densidade, influenciando em laços fracos, e, por consequência, nas suas respectivas dispersões e coesões internas, im
Concluiu-se ao evidenciar o estado da arte do tema cocriação, fazendo emergir e contribuir com a contemporaneidade do referenciado assunto na literatura acadêmica do Brasil.
Fan, X., & Luo, Y. (2020). Value co-creation: a literature review. Open Journal of Social Sciences, 8(2), 89-98.
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