Resumo

Título do Artigo

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PMES): UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DO TIPO INTEGRATIVA
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Palavras Chave

Transformação digital
PMEs
Revisão Sistemática Integrativa

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia de Pequenas e Médias Empresas

Autores

Nome
1 - Flávia Primo dos Santos Estevão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Campus São Cristóvão
2 - José Vagner Freitas de Sá
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Campus São Cristóvão
3 - Abimael Magno do Ouro Filho
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Departametno de Secretariado executivo

Reumo

A Transformação Digital (TD) tem moldado a maneira de gerenciar as empresas, permitindo novas estratégias de negócio e abrindo novas oportunidades no ambiente empresarial. Com o advento das novas tecnologias, empresas têm passado por transformações significativas, impulsionando o desenvolvimento de serviços e produtos oferecidos pelo empreendimento digital. Além disso, o estudo ainda discute que a expansão das redes tem possibilitado a abertura de novos mercados, fomentando o surgimento de empreendimentos digitais e criando novas oportunidades de negócios.
A questão norteadora deste trabalho é identificar na literatura quais as principais contribuições das transformações digitais nas pequenas e médias empresas nos últimos 10 anos? Para responder a esta questão, foi criado o seguinte objetivo identificar através dos estudos, as principais contribuições das transformações digitais nas pequenas e médias empresas nos últimos 10 anos.
Para Packmohr; Brink; Paul (2023) exemplificam que a Transformação digital (TD) acontece quando a organização digitaliza seu modo de trabalho interno, e ligado a isso, passa a oferecer serviços ou produtos no modelo digital somado ao aumento da satisfação do seu consumidor final (Gaglio, Mbula e Lorenz, 2022). No entanto, existem diversos contextos que contribuem para a adoção de transformação digital por empresas de pequeno e médio porte, a capacidade de inovar tem sido constantemente estimulada ( Birkel e Wehrle, 2023).
A revisão sistemática revelou que a capacidade inovadora é crucial para as PMEs. No contexto da transformação digital (TD), a transição de um modelo de negócio tradicional para um inovador e disruptivo está profundamente interligada. No entanto, as PMEs enfrentam barreiras significativas, como resistência à mudança, falta de recursos financeiros e escassez de competências digitais. Portanto, é essencial desenvolver estratégias que superem esses obstáculos e promovam uma cultura organizacional mais aberta à inovação.
Os principais resultados mostram que o termo digitalização faz referência à transformação digital. Que o processo de TD nas PMEs deve ser linear, permitindo a criação de novos modelos de negócios, otimizar a tomada de decisões e possibilitar a automatização de processos. As PMEs apresentam resistência em aderir a novas atualizações da contemporaneidade. A criação de um ambiente que estimula a atualização da cultura da PME facilita o processo de digitalização, bem como o incentivo às práticas criativas nos ambientes.
BIRKEL, H.; WEHRLE, M. Small and medium-sized enterprises approaching the digital transformation of supply chain processes: insights from a multiple case study in the German manufacturing industry. IEEE Transactions on Engineering Management, 2022. GAGLIO, C.; KRAEMER, E. The effects of digital transformation on innovation and productivity: Company-level evidence on micro and small companies South African industrialists. Technological Foresight and Social Change, v. 182, 2022.