Resumo

Título do Artigo

MODELO DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEL: Direcionando Empresas Industriais Brasileiras a partir da proposição de um framework
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Palavras Chave

Modelo de negócios sustentável
Setor industrial
Framework

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade Corporativa

Autores

Nome
1 - Jordana Marques Kneipp
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Departamento de Ciências Administrativas
2 - ANDREZA RODRIGUES DE ARAÚJO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Doutorado
3 - GREICE ECCEL PONTELLI
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGA/UFSM
4 - Rafael Crivellaro Minuzzi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós-Graduação em Administração
5 - Clandia Maffini Gomes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) - PPGA

Reumo

A inserção da sustentabilidade no contexto industrial tornou-se um ponto crucial de discussão no cenário empresarial e na pesquisa científica. À medida que o mundo enfrenta desafios ambientais, as empresas estão cada vez mais pressionadas a redesenhar seus modelos de negócios (MN) para incorporar práticas que promovam o resultado triplo. Logo, essa transformação é essencial para responder às crescentes demandas por responsabilidade ambiental e social, e assim, promover um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável.
A presente pesquisa questiona: Como pode ser estruturado um framework de referência para desenvolver um Modelo de Negócios Sustentáveis (MNS) no contexto industrial brasileiro? Deste modo, a pesquisa tem como objetivo propor um framework para o desenvolvimento de MNS no contexto industrial brasileiro.
Os modelos de negócios sustentáveis devem adotar uma perspectiva de longo prazo e incorporar uma gestão proativa de múltiplos stakeholders para a criação de valor tanto monetário quanto não monetário (Geissdoerfer, Vladimirova e Evans, 2018). Nessa perspectiva, Bocken et al. (2014) identificaram oito arquétipos dos modelos de negócios sustentáveis e posteriormente Ritala et al. (2018) avançaram e incluíram o nono arquétipo.
Este estudo utiliza uma abordagem quantitativa. Foi realizada a coleta e análise de dados sobre práticas sustentáveis na indústria brasileira por meio de um questionário, que abrange os arquétipos de Bocken et al. (2014) e Ritala et al. (2018). A coleta de dados ocorreu via Google Forms entre julho/2020 e setembro/2022, resultando em uma amostra final de 75 empresas. Foram aplicadas análise fatorial exploratória para identificar fatores subjacentes e análise fatorial confirmatória para validar a estrutura fatorial e propor um framework do MNS no contexto industrial brasileiro.
Com base nos achados, foi construído um modelo teórico com quatro fatores: Fator 1 – Relacionamento com os Stakeholders; Fator 2 – Produção e Consumo Sustentáveis; Fator 3 – Minimizar a utilização dos recursos e reciclá-los e Fator 4 – Criação de valor. A análise fatorial confirmatória mostrou que todos os indicadores têm coeficientes significativos (p < 0.001) e altos valores de Z, sugerindo que os dados suportam a estrutura teórica e que os indicadores são boas medidas dos fatores subjacentes. Assim, o modelo de medição é válido e os fatores latentes são bem representados pelos indicadores.
Esta pesquisa desenvolveu um framework para o Modelo de Negócios Sustentável (MNS) nas indústrias brasileiras, baseado em dados empíricos. Utilizando técnicas estatísticas, identificou-se um modelo teórico com quatro fatores: Relacionamento com os Stakeholders, Produção e Consumo Sustentáveis, Minimizar a Utilização dos Recursos e Reciclá-los e Criação de Valor. A variável ‘Entrega de funcionalidade ao invés de propriedade’ não foi confirmada no Fator 1, sugerindo futuras investigações.
Bocken, N. M., Short, S. W., Rana, P., & Evans, S. (2014). A literature and practice review to develop sustainable business model archetypes. Journal of cleaner production, 65, 42-56. Geissdoerfer, M., Vladimirova, D., & Evans, S. (2018). Sustainable business model innovation: A review. Journal of cleaner production, 198, 401-416. Ritala, P., Huotari, P., Bocken, N., Albareda, L., & Puumalainen, K. (2018). Sustainable business model adoption among S&P 500 firms: A longitudinal content analysis study. Journal of cleaner production, 170, 216-226.