Resumo

Título do Artigo

OS IMPACTOS DO USO DAS REDES/MÍDIAS SOCIAS NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UM RECORTE DE EMPRESAS DO MATO GROSSO
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Palavras Chave

Comunicação empresarial.
redes sociais
efeitos da utilização das redes

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia de Pequenas e Médias Empresas

Autores

Nome
1 - GABRIEL DE ANDRADE GUAPO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - CAMPUS CUIABÁ
2 - Kelly Pellizari
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Cuiabá

Reumo

A comunicação empresarial vem nas últimas décadas ampliando seus horizontes com as novas tecnologias, novos modelos de negócio e novos produtos que se utilizam da internet e conseguiram impactar as chamadas mídias convencionais. Com essas mudanças os clientes passaram a ter a capacidade de interagir, produzir informações e influenciar o processo de comunicação das empresas (SILVA, 2020). Para Corrêa (2009), al mediação digitalizada e conectada em ambientes organizacionais abrange questões como o processo de comunicação em redes e a construção de relacionamentos entre a organização e seus
O uso da internet, por meio de um acesso aberto, tem causado uma verdadeira revolução no modo como as pessoas e as organizações se comunicam e colaboram entre si, (KENDE, 2014). Desta forma, o objetivo do presente trabalho consiste em analisar os impactos da comunicação digital na comunicação empresarial. Além disso, identificar quais as redes/mídias sociais tem sido mais utilizada, compreender como as empresas utilizam essas mídias/redes digitais e investigar os efeitos da adoção das mídias/redes digitais em contexto de organizações mato-grossenses.
A relação entre a comunicação organizacional e as transformações digitais requerem uma adequação de ritmos, considerando a velocidade da inovação digital e as diferenças na absorção e implementação por parte da organização e dos públicos. Isso demanda novos posicionamentos, conhecimentos, flexibilidade e criatividade no planejamento e gestão dos processos comunicacionais (CORRÊA, 2009) evidenciando o caráter essencial da comunicação para o funcionamento das organizações, conforme apontam Cardoso, 2006; Bahia, 2008; Romano, 2012; Dragani et al. 2014; Viana, 2018; Neiva, 2018, dentre outros.
A pesquisa qualitativa é particularmente apropriada para explorar e compreender as percepções, motivações, experiências e práticas dos indivíduos nela envolvidos. Assim, o quadro de entrevistados contemplou 18(dezoito) participantes sendo: seis gestores, seis colaboradores e seis clientes abrangendo diferentes segmentos, como alimentício, vestuário, educacional, reparação automotiva, indústria têxtil e móveis planejados. A análise foi dividida em três etapas e se utilizou-se a análise de conteúdo para a análise de dados.
Os gestores, como líderes e tomadores de decisão, podem ser influenciados pela agilidade na comunicação proporcionada pelas redes sociais, o que pode resultar em uma maior eficiência operacional e na capacidade de atender às demandas dos clientes de forma mais personalizada. Os colaboradores e clientes entrevistados ressaltam como a interação direta com os consumidores por meio das plataformas digitais permite ajustes ágeis no processo produtivo, resultando em maior satisfação do cliente e uma operação mais eficiente evidenciado o impacto positivamente da comunicação dentro das empresas
Foi possível observar que plataformas como Facebook, Instagram e principalmente WhatsApp como ferramentas essenciais para a comunicação interna e externa das empresas estudadas, demonstrando sua relevância no ambiente organizacional. As empresas adotam estratégias diversificadas, incluindo desde a divulgação de informações institucionais até o atendimento ao cliente por meio de canais digitais. Essa variedade de abordagens evidencia a importância atribuída às redes sociais como facilitadoras da comunicação empresarial.
BAHIA, Juarez. Introdução à comunicação empresarial. Mauad Editora Ltda, 2008. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977 CARDOSO, O de O. Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos. Ver. Adm. Pública [Internet]. 2006 Nov;40(6):1123–44. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-76122006000600010 CIRIBELI, João Paulo; PAIVA, Victor Hugo Pereira. Redes e mídias sociais na internet: realidades e perspectivas de um mundo conectado. Revista Mediação, 2011.