Resumo

Título do Artigo

Qualidade da informação e desempenho social de cooperativas: Efeitos sequenciais do conhecimento interorganizacional
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Palavras Chave

Qualidade da informação
Conhecimento interorganizacional
Desempenho social

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Cluster, Redes de Negócios e Cooperação

Autores

Nome
1 - Ilse Maria Beuren
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências Contábeis
2 - Thiago Tomaz Luiz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
3 - BEATRIZ DA SILVA PEREIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Trindade
4 - Marília Paranaíba Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - CSE
5 - Edson Ferreira De Araujo
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Ccsa

Reumo

Cooperativas distinguem-se por suas estratégias de empreendedorismo social que geram valor aos seus beneficiários e à sociedade (Guzmán et al., 2020). Para responder às pressões oriundas desse seu papel social, elas têm utilizado relacionamentos interorganizacionais como estratégia para fomentar o resultados organizacionais e sociais (Wulandhari et al., 2022). Porém, para satisfazer os requisitos idiossincráticos do seu desempenho social (Löffel & Gmür, 2024), é imperativo que a qualidade da informação seja o driver do conhecimento interorganizacional (Sadeghi et al., 2021).
A relevância das cooperativas para o cenário global de sustentabilidade apresenta tanto oportunidades quanto desafios não totalmente respondidos, especialmente em relação aos fatores que influenciam seu desempenho social. Assim, examinamos a mediação sequencial dos elementos do conhecimento interorganizacional na relação entre a qualidade da informação e o desempenho social de cooperativas.
A qualidade da informação refere-se conteúdo informativo que satisfaz as necessidades, de modo confiável e atualizado. Os elementos técnicos do conhecimento interorganizacional envolvem a integração de conhecimentos externos sobre competências diversas (integração do conhecimento), os elementos relacionais incluem o enraizamento vertical e horizontal do conhecimento derivado do relacionamento (enraizamento do conhecimento) (Peng et al., 2020). O desempenho social representa a consecução missão social através da implementação de estratégias e objetivos sociais (Bhattarai et al., 2019).
Para explorar empiricamente nossa predição, testamos as hipóteses formuladas com os dados coletados com 132 gerentes de cooperativas, utilizando modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais (PLS-SEM).
Os resultados demonstram que a qualidade da informação não possui associação direta com o desempenho social, em oposição às associações positivas observadas com a integração e o enraizamento do conhecimento. Mediações totais foram confirmadas do enraizamento do conhecimento na relação entre a qualidade da informação e o desempenho social, e do enraizamento do conhecimento na relação entre a integração do conhecimento e o desempenho social. Esses caminhos retratam a cadeia sequencial do conhecimento interorganizacional que interliga a qualidade da informação ao desempenho social de cooperativas
Nossos achados oferecem valiosos insights sobre o desenvolvimento sustentável das cooperativas, também proporcionando orientações sobre o alinhamento eficaz entre suas estratégias interorganizacionais e sociais na promoção do desempenho social no campo investigado
Lafont, J., Saura, J. R., & Ribeiro-Soriano, D. (2023). The role of cooperatives in sustainable development goals: discussion about the current resource curse. Resources Policy, 83, 103670. Lin, H. F. (2022). IT resources and quality attributes: The impact on electronic green supply chain management implementation and performance. Technology in Society, 68, 101833. Peng, H., Shen, N., Liao, H., & Wang, Q. (2020). Multiple network embedding, green knowledge integration and green supply chain performance: Investigation based on agglomeration scenario. Journal of Cleaner Production, 259, 120821