1 - Jose luiz franco junior UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Fortaleza
2 - Oderlene Vieira de Oliveira UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Edson Queiroz
Reumo
A relação entre transparência tributária e confiança social é um tema de crescente relevância no cenário econômico global, especialmente em países em desenvolvimento. Estes países enfrentam desafios estruturais em seus sistemas tributários, amplificados pelas crises recentes, como a pandemia de COVID-19. A transparência nas práticas tributárias não apenas tem o potencial de fortalecer as finanças públicas, mas também de restaurar e aumentar a confiança da sociedade nas instituições fiscais.
A transparência tributária, ao proporcionar clareza sobre o cumprimento das obrigações fiscais, pode ser crucial na construção da confiança social. No entanto, ainda não está claro se a transparência leva a uma maior confiança social ou se é a confiança social que impulsiona a transparência tributária. Portanto, a questão de pesquisa deste estudo é: Qual a direção da influência entre "transparência tributária" e "confiança social"? Assim, objetivo deste estudo é determinar a direção da influência entre "transparência tributária" e "confiança social".
Transparência na tributação, ao garantir que o sistema tributário é justo e equitativo, pode aumentar a confiança social. A confiança social é uma instituição informal crítica que molda o ambiente social em que as empresas operam. Seguindo a literatura de capital social, confiança social é definida como confiança generalizada, uma crença na probabilidade de um parceiro comercial potencial agir honestamente.
Como metodologia, aplicou-se a regressão linear simples em uma base de dados proveniente de um questionário aplicado a uma amostra de 207 respondentes para testar dois modelos.
Os resultados dos dois modelos revelaram uma forte correlação positiva e significativa entre as variáveis. Embora ambos os modelos apresentem coeficientes significativos e explicativos semelhantes, o intercepto do modelo em que a confiança social foi o preditor não foi significativo (p = 0.200). Este detalhe sugere que a relação entre transparência tributária e confiança social é mais robusta quando consideramos a transparência tributária como variável independente.
A direção da influência entre os construtos parece ser levemente mais forte e robusta da "transparência tributária" levando a uma maior "confiança social". Isso implica que, na amostra estudada, aumentar a transparência tributária das empresas pode ter um impacto mais consistente em aumentar a confiança social dos stakeholders.
CHEN, S.; et al. Trust and corporate social responsibility: From expected utility and social normative perspective. Journal of Business Research, v. 134, 2021.
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WARDANI, D. K. et al. Pengaruh Transparansi Pajak Oleh Fiskus Dan Trust Terhadap Kepatuhan Wajib Pajak:(Studi Kasus Pada Wajib Pajak Orang Pribadi di Kabupaten Belitung Timur). AKUA: Jurnal Akuntansi Dan Keuangan, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2022.