Resumo

Título do Artigo

O EFEITO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA RELAÇÃO ENTRE O ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS E A COCRIAÇÃO DE VALOR
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Palavras Chave

Transformação Digital
Engajamento de Stakeholders
Cocriação de Valor

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Corporativa e de Stakeholders

Autores

Nome
1 - Luís Fábio Cavalcanti da Silva
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Vergueiro
2 - Adiemir Hortega Medeiros
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Vergueiro
3 - Benny Kramer Costa
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
4 - NAICHE VAN DER POEL
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Vergueiro
5 - LUIS ALBERTO FIGUEIREDO DE SOUSA
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - VERGUEIRO

Reumo

O conceito de engajamento de stakeholders emergiu com a obra de Freeman (1984). Inicialmente focado na definição e saliência dos stakeholders, evoluiu para um processo experiencial intenso com a organização. A transformação digital intensificou-se nas últimas décadas, alterando fundamentalmente processos empresariais. Tecnologias como IoT e computação em nuvem criam novos paradigmas, exigindo adaptação organizacional para operar e prosperar nesse ambiente digital. A cocriação de valor é resultado de atividades colaborativas e interações diretas entre stakeholders e a organização.
Problema: Qual é o efeito da transformação digital na relação entre engajamento de stakeholders e cocriação de valor no contexto B2B? Objetivo geral: Identificar o efeito da transformação digital nessa relação. Objetivos específicos: i) Entender a relação entre engajamento de stakeholders e cocriação de valor; ii) Mensurar o efeito da transformação digital nessa relação.
A transformação digital cria novas oportunidades para interações organizacionais. O engajamento de stakeholders é um facilitador para a transformação digital, promovendo abordagens alinhadas com as necessidades dos stakeholders. A cocriação de valor resulta da interação entre stakeholders, aplicando recursos colaborativamente. A transformação digital empodera as partes envolvidas, facilitando a cocriação de valor e aumentando a capacidade de engajamento dos stakeholders.
Foi utilizada uma survey estruturada, aplicada a uma amostra não probabilística de conveniência, composta por indivíduos envolvidos em processos de transformação digital no contexto B2B. A análise dos dados foi realizada por Modelagem de Equações Estruturais com estimação por mínimos quadrados (VB-SEM), utilizando o software SmartPLS 3. Foram coletadas 117 respostas válidas de um total de 260 respondentes iniciais.
Os dados foram analisados utilizando o software SmartPLS 3. A Análise Fatorial Confirmatória validou as relações entre os construtos e seus indicadores. A modelagem de equações estruturais testou as hipóteses, confirmando a relação positiva entre engajamento de stakeholders e cocriação de valor, bem como a mediação da transformação digital nessa relação. A variância explicada pelas variáveis endógenas foi significativa, indicando que o modelo é robusto.
A pesquisa confirma que o engajamento de stakeholders e a transformação digital são cruciais para a cocriação de valor. O engajamento intenso de stakeholders resulta em maior cooperação e valor cocriado. A transformação digital facilita essa interação, amplificando a capacidade de engajamento e cocriação de valor. Organizações devem adotar estratégias digitais para promover interações efetivas e valorosas com stakeholders.
Principais Referências Bibliográficas 1. Freeman, R. E. (1984). Strategic management: A stakeholder approach. 2. Vargo, S. L., & Lusch, R. F. (2004). Evolving to a New Dominant Logic for Marketing. 3. Payne, E. H. M., Peltier, J., & Barger, V. A. (2021). Enhancing the value co-creation process: Artificial intelligence and mobile banking service platforms. 4. Vial, G. (2019). Understanding digital transformation: A review and a research agenda.