Diversidade, Diferença e Inclusão nas Organizações
Autores
Nome
1 - Iasmin Ribeiro Diniz UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras-MG
2 - Flaviana Andrade de Pádua Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia (DAE)
3 - Mônica Carvalho Alves Cappelle UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - DAE/PPGA
Reumo
A carreira acadêmica refere-se ao trabalho realizado, principalmente, na pesquisa e no ensino, podendo ser desenvolvido em universidades ou centros de pesquisa, envolvendo uma série de fatores externos aos sujeitos que podem influenciá-la. Esse entendimento situa a carreira como um fenômeno político e social não relacionado somente com o trabalho, mas considerando as vivências do sujeito e suas relações construídas. Esta pesquisa se justifica a partir do interesse em compreender a carreira acadêmica de mulheres e as barreiras colocadas para o seu progresso profissional em razão do gênero.
Esta revisão buscou responder: como a carreira acadêmica de mulheres foi abordada nas bases de dados Web of Science (WoS) e Scopus entre os anos de 2019 e 2023?
Como fundamentação teórica utilizou-se dos entendimento de carreira seguido por Mayrhofer, Meyer e Steyer (2007) e Gunz, Mayrhofer e Tolbert (2011) que indicam a carreira como interconectada com fatores contextuais que influenciam a vida do sujeito, como o contexto de classe e origem social; o contexto de vida pessoal; o contexto cultural e da sociedade; e o contexto global, sendo esses fatores considerados para se apreender a construção da carreira em sociedade.
Foram encontrados 38 artigos que possibilitaram a divisão dos dados em três temas centrais: a) as desigualdades de gênero no ambiente acadêmico e o conceito de teto de vidro; b) maternidade: uma barreira para o progresso na carreira acadêmica; e c) a dificuldade para equilibrar trabalho acadêmico e as responsabilidades familiares. Por meio desses temas foi possível evidenciar que as carreiras das mulheres são construídas no entorno de múltiplas questões que interconectam o contexto do trabalho à fatores políticos, sociais e familiares.
Esta revisão indicou a forma como as carreiras acadêmicas são fenômenos complexos que envolvem uma série de fatores contextuais, sociais e políticos que cruzam suas experiências não somente no trabalho, mas em todas as outras áreas de suas vidas. A análise realizada contribui para as problematizações acerca das carreiras de mulheres acadêmicas e dos impactos vivenciados por elas.
GUNZ, H.; MAYRHOFER, W.; TOLBERT, P. Career as social and political phenomenon in the globalized economy. Organization Studies, v.32, n.12 p. 1613-1620, November, 2011.
JONES, C.; DUNN, M.B.; Careers and instituitions: the centrality of careers to organizational studies. In: GUNZ, G.; PEIPERL, M. (Ed.). Handbook of career studies. Thousand Oaks: Sage Publications, 2007. p.437-450.
MAYRHOFER, W.; MEYER, M.; STEYRER, J. Contextual issues in the study of careers. In: GUNZ, G.; PEIPERL, M. (Ed.). Handbook of career studies. Thousand Oaks: Sage Publications, 2007. p.215-240.