Resumo

Título do Artigo

“SÓ DEPOIS DE ASSISTIR MEU DORAMA!”: comportamento dos consumidores-fãs de K-dramas
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Palavras Chave

Comportamento do consumidor
Estudo de fãs
K-dramas

Área

Marketing

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Ana Cleide Lopes Dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Campus Amílcar Ferreira Sobral
2 - Anderson da Trindade Marcelino
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Coordenação de Administração/CAFS
3 - Luana de Oliveira Alves
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - CAFS
4 - Brenda Leonilia da Silva Gomes
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - Campus Piripiri
5 - Rick Anderson Freire Mangueira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Campus Amílcar Ferreira Sobral

Reumo

No universo das emoções humanas, os K-dramas emergem como histórias que iluminam a alma. Esses dramas, oriundos da Coreia do Sul, tecem narrativas que marcam profundamente os espectadores ao redor do mundo. O termo ‘drama’ provém da palavra coreana “deurama”, cujo significado, por sua vez, vem do grego drama (“peça”, “ação”, “feito”), um derivado do verbo dran (“fazer”, “realizar”, “representar”). Os K-dramas ganharam destaque internacional, especialmente devido à parceria entre a Netflix, além de que vêm conquistando espaço na geração Z a cada lançamento (Bonfim, 2022).
Um levantamento de estudos sobre consumidores e fãs de K-dramas no Brasil observou o foco em determinadas temáticas: fã-clubes e mediações nas redes sociais (Freitas, 2019), práticas de lazer na web relacionadas ao consumo de K-dramas (Gun, 2020), receptividade a diferenças culturais (Lemos e Lima, 2022), consumo de produtos coreanos (Silva e Farias, 2021), entre outros. Assim, o objetivo deste artigo é analisar o comportamento dos consumidores/fãs de K-dramas no Brasil.
O comportamento do consumidor é considerado a base da segmentação de mercado (Solomon, 2016). No presente trabalho é abordado o consumidor-fã. Os fãs são “consumidores ideais de mídia: buscam sempre mais, participam de promoções e eventos, compram produtos relacionados, formam um mercado relativamente estável e de nicho na cultura de massa” (Duffett, 2013, p. 25). A onda coreana abrange diversas áreas da cultura sul-coreana: indústria audiovisual (dramas, filmes, K-pop e K-rap), gastronomia, tecnologia, games, beleza (K-beauty), moda, literatura, idioma, entre outros (Kim, JY, 2007).
Com o intuito de entender e interpretar o comportamento de fãs de dramas coreanos no Brasil, o presente estudo foi delineado como uma pesquisa mista, envolvendo abordagens quantitativa e qualitativa. Este estudo é de caráter exploratório e descritivo, conforme Gil (2008). A pesquisa foi realizada entre os meses de setembro e outubro de 2023, através do compartilhamento do link com o questionário, via Google Forms, em páginas de fãs de doramas. Participaram da pesquisa 660 pessoas, fãs de dramas coreanos, que residem no Brasil, com hábitos mensais de consumo de séries coreanas.
Os resultados apontam que o consumo de K-dramas no Brasil teve um crescimento considerável, especialmente a partir de 2020, impulsionado pela pandemia de COVID-19 e pela acessibilidade proporcionada pelas plataformas de streaming. A maior parte dos consumidores são jovens da geração Z e Alfa que possuem uma variedade de preferências temáticas como comédia romântica e romance, saúde mental, desafios pessoais e relações interpessoais. Os K-dramas influenciam decisões de vida, como aprender coreano, planejar viagens ao país, e até mesmo escolhas de carreira e estilo de vida.
A pesquisa revelou aspectos significativos que destacam a importância e o impacto dos K-dramas na vida dos espectadores brasileiros. Por exemplo, influenciam decisões de vida, como aprender coreano, planejar viagens ao país, e até mesmo escolhas de carreira e estilo de vida. A representatividade e identificação nos K-dramas revelaram sentimentos diversos entre os espectadores. Em suma, os dramas coreanos atuam como agentes transformadores na vida dos consumidores.
BHATTI, M. A.; KHALID, A.; KHALID, R. The Rise of Hallyu: A Study on the Consumption of Korean Content in Pakistan During Covid 19 Pandemic. Pakistan Journal of Social Research, v. 4, n. 1, p. 521-532, 2022. KOFICE. 2022. Global Hallyu Trends_English version. KOFICE, 14 dez. 2022. MUNGIOLI, M. C. P.; LEMOS, L. P.; PENNER, T. A. K-dramas originais Netflix no catálogo brasileiro: melodrama e literacia midiática. RuMoRes, v. 17, n. 34, p. 55-76, 2023. SOLOMON, M. R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.