Resumo

Título do Artigo

Bruna Lins: Os microinfluenciadores de mídias sociais no endosso de marcas
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Palavras Chave

Marketing de influência
Microinfluenciadores
Endosso de marca

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Ana Clara Pereira Aguilar
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) - Campus Governador Valadares
2 - STELA CRISTINA HOTT CORREA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) - Ciências Sociais Aplicadas/GV

Reumo

O caso retrata a trajetória de Bruna Lins, uma exitosa varejista de roupas cujo empreendimento foi fechado para se dedicar à carreira de influenciadora de mídias sociais. Após trabalhar alguns anos em parceria com marcas locais, sua credibilidade, autenticidade e profissionalismo atraiu o interesse de uma grande marca nacional que a convidou para integrar o seu grupo de microinfluenciadores. Suas dúvidas quanto à nova oportunidade são expressas e o aluno é, então, convidado a analisar os impactos da parceria e a congruência de posicionamento entre Bruna e a marca contratante.
Diante do crescente número de parcerias entre marcas e microinfluenciadores, os objetivos de ensino deste caso são: conhecer o contexto dos microinfluenciadores; caracterizar as três fases do endosso de marca por meio do marketing de influência; verificar como o marketing de influência estimula as decisões e atitudes do cliente; indicar os critérios de escolha de microinfluenciadores; examinar os critérios de congruência entre microinfluenciadores e marcas para o êxito do marketing de influência; avaliar os impactos do marketing de influência para o microinfluenciador e para a marca parceira.
Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com a microinfluenciadora, seu assessor, e a proprietária de uma das marcas parceiras. Cada entrevista durou cerca de uma hora e foram guiadas por questionários específicos para cada entrevistado. Elas foram gravadas e transcritas. Houve observação do Instagram da influenciadora e de seus parceiros. A influenciadora foi escolhida porque tem uma carreira profissionalmente planejada, alta credibilidade, autenticidade, e engajamento dos seus seguidores, além de sua facilidade de acesso e de obtenção de respostas.
Marketing, Marketing de Influência, Marketing de Mídias Sociais, Marketing de Influência em Mídias Sociais, Marketing Digital, Marketing de Conteúdo, Planejamento de Mídia Social e Relacionamento com o Consumidor.
Borges-Tiago, M. T., Santiago, J., & Tiago, F. (2023). Mega or macro social media influencers: Who endorses brands better? Journal of Business Research, 157, 113606. Joshi, Y., Lim, W. M., Jagani, K., & Kumar, S. (2023). Social media influencer marketing: Foundations, trends, and ways forward. Electronic Commerce Research. https://doi.org/10.1007/s10660-023-09719-z Zhu, H., Kim, M., & Choi, Y. K. (2022). Social media advertising endorsement: The role of endorser type, message appeal and brand familiarity. International Journal of Advertising, 41(5), 948–969.