Marketing de influência
Microinfluenciadores
Endosso de marca
Área
Casos de Ensino
Tema
Casos de Ensino
Autores
Nome
1 - Ana Clara Pereira Aguilar UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) - Campus Governador Valadares
2 - STELA CRISTINA HOTT CORREA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) - Ciências Sociais Aplicadas/GV
Reumo
O caso retrata a trajetória de Bruna Lins, uma exitosa varejista de roupas cujo empreendimento foi fechado para se dedicar à carreira de influenciadora de mídias sociais. Após trabalhar alguns anos em parceria com marcas locais, sua credibilidade, autenticidade e profissionalismo atraiu o interesse de uma grande marca nacional que a convidou para integrar o seu grupo de microinfluenciadores. Suas dúvidas quanto à nova oportunidade são expressas e o aluno é, então, convidado a analisar os impactos da parceria e a congruência de posicionamento entre Bruna e a marca contratante.
Diante do crescente número de parcerias entre marcas e microinfluenciadores, os objetivos de ensino deste caso são: conhecer o contexto dos microinfluenciadores; caracterizar as três fases do endosso de marca por meio do marketing de influência; verificar como o marketing de influência estimula as decisões e atitudes do cliente; indicar os critérios de escolha de microinfluenciadores; examinar os critérios de congruência entre microinfluenciadores e marcas para o êxito do marketing de influência; avaliar os impactos do marketing de influência para o microinfluenciador e para a marca parceira.
Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com a microinfluenciadora, seu assessor, e a proprietária de uma das marcas parceiras. Cada entrevista durou cerca de uma hora e foram guiadas por questionários específicos para cada entrevistado. Elas foram gravadas e transcritas. Houve observação do Instagram da influenciadora e de seus parceiros. A influenciadora foi escolhida porque tem uma carreira profissionalmente planejada, alta credibilidade, autenticidade, e engajamento dos seus seguidores, além de sua facilidade de acesso e de obtenção de respostas.
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Joshi, Y., Lim, W. M., Jagani, K., & Kumar, S. (2023). Social media influencer marketing: Foundations, trends, and ways forward. Electronic Commerce Research. https://doi.org/10.1007/s10660-023-09719-z
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