Educação para o Desenvolvimento Sustentável
Resultados de Aprendizagem
Ensino Superior
Área
Gestão Socioambiental
Tema
Sustentabilidade, Sociedade, Tecnologia e Inovação
Autores
Nome
1 - Luciano Sousa Pimenta Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP/USP - PPGA
2 - Rafael Christofoletti Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP/USP - USP Ribeirão Preto
3 - Adriana Cristina Ferreira Caldana UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Departamento de Administração
Reumo
O cenário atual clama por respostas rápidas e consistentes às grandes incertezas da sustentabilidade global. Nessa ambiência, o pilar educacional de Ensino Superior contribui computando às pessoas competências para o Desenvolvimento Sustentável (DS) através do ensino de conhecimentos, habilidades e valores primordiais. Contudo, embora haja consenso quanto a quais competências devem ser trabalhadas, pouco se é discutido sobre como avaliar a eficácia desse ensino (GROSSECK; TÎRU; BRAM, 2019).
Os processos utilizados para a avaliação dos resultados da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) têm esbarrado em questionamentos como a ausência plena de concepções e a rigorosidade no mecanismo de validação (XIAO; WAN; KWONG, 2024). Contudo, existe consenso quanto a quais são os melhores métodos avaliativos para medição do resultado da aplicação da EDS? Para abordar essa incerteza, o estudo desenvolve uma análise de como se configura os estudos recentes sobre as ferramentas de avaliação do itinerário formativo da EDS no ensino superior.
A avaliação é um método que abrange valores, conceitos, metas e trajetórias, e quando tal processo tem como propósito a educação, transforma-se mais complexo, gerando difíceis desafios à sua apuração e apontamento. Os corretos instrumentos permitem medir com eficácia o resultado da aplicação educacional (REDMAN; WIEK, 2021). A ação de coletar, organizar e interpretar o desempenho dos discentes é fundamental para a correta mensuração do ensino aplicado e o que deve ser feito para seu aprimoramento (LUCKESI, 2018).
Esta pesquisa utiliza o processo sistematizado da ferramenta ProKnow-C, que objetiva organizar a etapa de seleção de trabalhos científicos para análise bibliométrica. Consistente string de busca foi construída para a busca pelos trabalhos científicos, que ocorreu na Base de Dados (BD), Scopus. Após todas as etapas e filtros do processo, 103 documentos foram selecionados para a análise de dados. O estudo foi processado com o apoio do software VOSviewer (VOS). A estratégia adotada da bibliometria está em consonância com o design da pesquisa, ao considerar que seu objetivo foi atendido.
Estudos relevantes trabalharam para criar e validar uma escala de atitudes, na implementação de um itinerário formativo de EDS e na concepção do conteúdo. Observou-se a formação de três aglomerados, sendo compreendido pelos termos “Desenvolvimento Sustentável”, “Ensino Superior” e “Sustentabilidade”. A ausência de trabalhos, com destaque às formas de avaliar as competências de sustentabilidade, corrobora com outros trabalhos (GROSSECK; TÎRU; BRAM, 2019) que apontam que o estudo da atividade de medir o resultado do ensino está em fase incipiente.
O estudo mostrou como se configura os estudos recentes sobre as ferramentas de avaliação da EDS no ensino superior. Assim, realizou-se uma análise dos trabalhos sobre os métodos de avaliação dos itinerários formativos de EDS, os instrumentos que se apoiam na formação de competências de sustentabilidade e as relações da EDS no ensino superior e métodos avaliativos. Pode ser percebido a heterogeneidade do campo, com diversos autores, campos específicos e periódicos relevantes.
GROSSECK, G.; ȚÎRU, LG; BRAN, RA Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Evolução e Perspectivas: Uma Revisão Bibliométrica de Pesquisa, 1992–2018. Sustentabilidade 2019 , 11 , 6136.
LUCKESI, C. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: ESTUDOS E PROPOSIÇÕES. 22. ED. SÃO PAULO: CORTEZ, 2018.
REDMAN A and WIEK A (2021) Competencies for Advancing Transformations Towards Sustainability. Front. Educ.
XIAO, CHONG & WAN, Kelvin & Kwong, Theresa. (2024). Developing and validating a scale to measure tertiary students’ sustainability competence in extracurricular settings in Asia. Cogent Education.