1 - Giulia Farina Coser UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Sorocaba
2 - Thiago Sansana de Sousa UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Sorocaba
3 - Neila Conceição Cunha Nardy UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Departamento de Administração - Campus Sorocaba
Reumo
Segundo FIA (2021), 67% das empresas tiveram dificuldades em implementar o modelo de trabalho remoto, sendo a utilização de tecnologia e o comportamento dos funcionários os principais desafios. 33% das empresas disponibilizaram capacitação aos funcionários sobre distanciamento social e liderança na crise. Para o InfoMoney as empresas enfrentam um ambiente que exige mais colaboração e diálogo. Cabe ao líder estimular as pessoas para colaboração e alta performance (INFOMONEY, 2021). Neste contexto, a liderança é elemento essencial para a condução das equipes, que se adaptam aos modelos remotos.
De forma geral, a liderança nas organizações sofreu mudanças diante aos novos desafios que surgiram com a pandemia. Com isso, os líderes precisaram se adaptar e não tem um modelo melhor que o outro, tem o modelo que funciona para a organização. Diante das mudanças nas organizações impulsionadas pela pandemia COVID-19, um papel importante para a adaptação ao trabalho remoto foi o do líder, mas o que mudou na liderança com a adoção do trabalho remoto? O objetivo desta pesquisa é analisar quais as mudanças adotadas pelo líder com a adoção do trabalho remoto.
O ritmo não natural das interações virtuais predispõe a leituras errôneas de mensagens, ausência de respostas, problemas de pontualidade e conflitos decorrentes de interpretações mal feitas. (Santos; Saraiva, 2020). Pereira et al. (2023) desenvolveram uma análise histórica sobre os conceitos de liderança, utilizando a teoria crítica. Essa pesquisa mostra a presença do líder na estrutura organizacional como imprescindível. O líder é um agente que promove transformações nas pessoas com o propósito de alcançar os objetivos propostos (Pereira et al., 2023).
A adoção do trabalho remoto, levou a mudanças significativas na forma como líderes e funcionários se comunicam e colaboram. Essas mudanças exigem que os líderes desenvolvam novas habilidades e competências para serem eficazes em ambientes remotos. Os líderes precisam ser capazes de se comunicar de forma clara, concisa e oportuna, criando confiança e relacionamento com suas equipes. Assim, precisam ser capazes de ouvir e responder às preocupações dos funcionários de forma eficaz. Isso pode ser feito por meio de reuniões regulares, feedback frequente e oportunidades para o engajamento social.
A liderança no trabalho remoto precisa se tornar visível ao time. Diferente do presencial, os líderes precisam ser reconhecidos. Eles precisam se mostrar presentes, e dar valor às equipes e a organização. Assim, eles ganham a confiança de seus liderados, tornam sua autoridade efetiva, levando a equipe e a empresa ao sucesso. Os líderes precisam enfatizar a autonomia e a participação dos colaboradores em ambientes remotos. O gestor precisa criar um ambiente onde os funcionários se sintam empoderados e apoiados para tomar suas próprias decisões e assumir a responsabilidade por seu trabalho.
MAURER, M.; BACH, N.; OERTEL, S. Forced to go virtual.. German Journal Of Human Resource Management-Zeitschrift Fur Personalforschung, v. 36, n. 3, pp. 238-269, 2022.
PEREIRA, Jussara J.; SARAIVA, Carolina M.; REZENDE, Ana F. Teorias tradicionais de liderança a partir de uma perspectiva crítica. REAd, Porto Alegre, v. 29, n. 2, maio/agosto 2023, pp. 474-503.
SANTOS, V. M.; SARAIVA, G. Liderança à distância: Como os gestores podem melhorar a comunicação remota e não perder a conexão com a equipe. GVEXECUTIVO, v.19, n. 4, Fundação Getúlio Vargas, jul/ago 2020.