Resumo

Título do Artigo

BORA E-NGAJAR? Elaboração de projetos de captação de recursos para organizações da sociedade civil, utilizando estratégias de marketing digital
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Palavras Chave

Projetos
Marketing
Organizações da Sociedade Civil (OSC)

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Anderson Sasaki Vasques Pacheco
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - CESFI
2 - Bruna Devens Fraga
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Cesfi
3 - Vanêssa Pereira Simon
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - CESFI

Reumo

Os professores do curso de Administração Pública de uma universidade estadual pública desenvolveram uma nova maneira de trabalhar com os alunos na temática de Gestão de Projetos, Marketing no setor público e Organizações da Sociedade Civil. Reuniram os estudantes das três disciplinas em um projeto único–Operação E-ngajar que tem por objetivo fazer com que os estudantes entrem em contato com a realidade das Organizações da Sociedade Civil e desenvolvam ações de captação de recursos e marketing por meio de projetos. Nesse ano decidiram apoiar a causa de um Lar de Idosos localizado em Camboriú-SC
O caso tem como objetivo geral habilitar acadêmicos a atuarem na proposição de ações sociais no campo da gestão das organizações da sociedade civil, gestão de projetos e marketing no setor público. Desta forma, ele tem os seguintes objetivos de ensino: a) Conhecer sobre as práticas de gestão de projetos em organizações da sociedade civil; b) Compreender as aplicações e barreiras da utilização do marketing em organizações da sociedade civil.
O caso é uma adaptação de um projeto de ensino existente na numa Universidade Pública Catarinense. Esse projeto já existe desde 2019, sendo aplicado todo semestre e já beneficiou mais de 20 organizações, o que demonstra a viabilidade do caso e sua utilização. São utilizadas informações fictícias no caso, mas de histórias semelhantes que aconteceram nos anos do projeto. Os nomes dos docentes e discentes são fictícios. O principal método de coleta foi a observação e relato dos professores participantes.
Quanto as disciplinas, recomenda-se três áreas: 1) Gestão de organizações da sociedade civil, gestão social, terceiro setor, economia social e solidária, dentre outras que tratam dessa temática. 2) Marketing no setor público e em organizações da sociedade civil. Marketing Social e governamental. 3) Gestão de projetos.
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