Satisfação no trabalho
Comprometimento Organizacional
Técnicos Administrativos em Educação.
Área
Gestão de Pessoas
Tema
Valores, Sentidos e Vínculos no/do Trabalho
Autores
Nome
1 - Ágata Martins Avelino UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Programa de Pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacional/PROFIAP
2 - Evangelina da Silva Sousa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Centro de Educação Aberta e a Distância
3 - Luis Eduardo Brandão Paiva UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Administração
Reumo
A satisfação no trabalho reflete o contentamento dos funcionários, influenciado por colegas, salário, promoções, natureza do trabalho e chefia. O comprometimento organizacional, que inclui dimensões afetivas, instrumentais e normativas, representa um vínculo emocional dos indivíduos com a organização. Essa relação positiva fortalece a estabilidade e promove um ambiente produtivo. Estudos em instituições públicas federais ressaltam a relevância de políticas de gestão de pessoas alinhadas a esses aspectos para melhorar o desempenho e o comprometimento dos servidores técnico-administrativos.
Diante da relação entre a satisfação no trabalho e o comprometimento organizacional dos técnicos-administrativos em educação, este estudo busca preencher uma lacuna significativa na pesquisa brasileira, onde a compreensão das interações entre esses construtos em instituições públicas é limitada. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo analisar como a satisfação no trabalho influencia o comprometimento organizacional dos servidores técnico-administrativos em educação.
A satisfação no trabalho e o comprometimento organizacional são fundamentais tanto para os profissionais quanto para as organizações, impulsionando a investigação sobre suas inter-relações. Estudos demonstram que uma alta satisfação está relacionada ao comprometimento organizacional afetivo e normativo, promovendo atitudes positivas em relação à organização. No setor público, esses fatores são cruciais para a eficiência administrativa, especialmente diante de desafios como o teletrabalho imposto pela pandemia de COVID-19.
A pesquisa é classificada como quantitativa, descritiva e explicativa, com foco na investigação de variáveis e na compreensão dos fenômenos analisados. A amostra consistiu em 281 servidores técnico-administrativos em educação, aos quais foram aplicadas a Escala de Satisfação no Trabalho (EST) de Siqueira (2009) e a Escala de Comprometimento Organizacional (ECO) de Meyer, Allen e Smith (1993). As análises incluíram a verificação do Alfa de Cronbach, ANOVA com o teste de Friedman, análise fatorial exploratória e regressão linear simples, realizadas com os softwares SPSS e RStudio.
Os resultados evidenciaram que a satisfação no trabalho é considerada indiferente, enquanto o comprometimento organizacional é moderado. Observou-se um impacto positivo da satisfação no trabalho sobre o comprometimento organizacional, sobretudo na dimensão instrumental. Promover políticas eficazes de gestão de pessoas é crucial para aumentar a satisfação dos técnicos-administrativos em educação, fortalecendo o comprometimento organizacional, o desempenho, a produtividade e o engajamento, com o intuito de alcançar metas institucionais e reforçar os valores da organização.
Este estudo destacou os níveis de satisfação no trabalho e comprometimento organizacional entre os técnicos administrativos em educação, com foco no comprometimento instrumental. A satisfação com a chefia e colegas foi alta, contrastando com aspectos menos satisfatórios como progressões e salário. Embora limitações legais impeçam mudanças diretas nessas áreas, estratégias de gestão de pessoas podem fortalecer o comprometimento geral. Promover o comprometimento afetivo é crucial para alinhar os servidores com os valores da organização.
Andrade, D. C. T. (2021). Comprometimento Institucional: um modelo interpretativo para o serviço público brasileiro. Administração Pública e Gestão Social, 13(2).
Meyer, J. P., Allen, N. J., & Smith, C. A. (1993). Commitment to organizations and occupations: Extension and test of a three-component conceptualization. Journal of Applied Psychology, 78(4), 538.
Siqueira, M. M. M. (2009). Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Artmed Editora.