Consciência ambiental
Atitude de consumo sustentável
Cosméticos veganos.
Área
Gestão Socioambiental
Tema
Gestão Ambiental
Autores
Nome
1 - Fernanda Maria Almeida de Andrade UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Centro Acadêmico do Agreste
2 - Jennifer Tayne dos Santos Sobral UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - O Centro Acadêmico do Agreste (CAA)
3 - Irailma Pereira da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Centro Acadêmico do Agreste (CAA) do Programa de Pós-graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC)
4 - Eliana Andrea Severo UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Centro de Ciências Socias Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas
Reumo
A preocupação com o meio ambiente decorre de variáveis presentes na sociedade contemporânea, o qual está vinculado a uma maior consciência da população, quanto ao impacto de suas escolhas e intenções de compras. Sabe-se que discussões sobre a sustentabilidade tem ganhado cada vez mais espaço, e ações são debatidas para reduzir o impacto ao meio ambiente, como as metas estabelecidos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em conjunto com consumidores mais exigentes por produtos ambientalmente corretos e uma maior demanda por cosméticos veganos.
A preocupação ambiental pode ser fundamentada em uma associação entre o aumento expressivo da população, o impacto do extrativismo ao meio ambiente e o maior acesso a informações pelos consumidores, o tema sustentabilidade é cada vez mais debatido, assim como ações visando a redução do impacto ao meio ambiente, bem como existe um incentivo ao consumo de forma consciente que não afete as futuras gerações. Perante o exposto, este estudo tem como objetivo analisar a relação entre a consciência ambiental, a atitude de consumo sustentável e a intenção de compra de cosméticos veganos no Brasil.
As preocupações ambientais ganharam notoriedade e tornaram-se um tema relevante cientificamente (Liu; Madni, 2024). A consciência ambiental acarreta atitudes de consumo sustentável (Hamoudi; Avilés-Palacios, 2023). Uma vez que os consumidores estão se tornando mais conscientes e dando preferência por consumir produtos menos agressivos e negligentes ao meio ambiente, com menor geração de resíduos (Jalal et al., 2024). O uso de cosméticos veganos é uma tendência em fóruns de beleza, que incentivam a união da prática do autocuidado e a proteção ao meio ambiente (Ngo-Thi-Ngoc et al., 2024).
A metodologia utilizada tratou-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva (Malhotra, 2012). Para a coleta de dados utilizou-se uma survey por meio da aplicação de questionários (Hair Jr. et al., 2014), composto por três construtos de pesquisa: i) Consciência Ambiental; ii) Atitude de Consumo Sustentável, e, iii) Intenção de Compra de Cosméticos Veganos, para levantar a percepção de 227 respondentes e testar as duas hipóteses de pesquisa. Para a análise de dados foi utilizada a estatística descritiva, Análise Fatorial Confirmatória e Regressão Linear Múltipla (Hair Jr. et al., 2014).
Na Regressão Linear Múltipla as duas hipóteses de pesquisa foram confirmadas. Coerentemente, ficou ressaltado que na H1 “A consciência ambiental influencia positivamente a intenção de compra de cosméticos veganos” apresentou uma influência significativa, mas baixa, ou seja, 23,60% (R2). Entretanto, na H2 “A atitude de consumo sustentável influencia positivamente a intenção de compra de cosméticos veganos” a explicação foi de 47,20% (R2), indicando uma intensidade moderada.
Os achados destacam que tanto a Consciência Ambiental, quanto a Atitude de Consumo Sustentável para a Intenção de Compra de Cosméticos Veganos deve ser mais intensificada, promovendo a educação ambiental para a população, bem como a elaboração de novas políticas públicas que visam a sustentabilidade ambiental e a melhoria da qualidade de vida das pessoas e animais. As informações também podem servir para as organizações, possibilitando fomentar um crescimento de nicho de mercado, considerando os aspectos ambientais no consumo e na compra de produtos veganos.
BAJAR, R. G. C. A.; ONG, A. K. S.; GERMAN, J. D. Determining sustainable purchase behavior for green products from name-brand shops: a gen z perspective in a developing country. Sustainability, v. 16, n. 9, 2024.
NGO-THI-NGOC, H.; NGUYEN-VIET, B.; & HONG-THACH, H. Purchase intention for vegan cosmetics: applying an extended theory of planned behavior model. SAGE Open, v. 14, n.1, 2024.
HAIR JR. J. F.; BLACK, W. C.; BARDIN, B. J.; ANDERSON, R. E. Multivariate data analysis: Pearson new international edition. 7ed. New York: Pearson Education Limited, 2014.