artigos científicos
padronização das normas de submissão
convergência das normas de submissão
Área
Ensino e Pesquisa em Administração
Tema
Formação do Professor e Pesquisador
Autores
Nome
1 - Josilene da Silva Barbosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FACES
2 - Odilon José de Oliveira Neto UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - UFU/FACES-NEPACC (Campus Pontal)
3 - Renata Mendes de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (FACES)
4 - Emanoelly Gonçalves de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Pontal
Reumo
A pesquisa científica vem ocupando um lugar de destaque em diversas áreas de estudo, como política, ciências, filosofia, entre outras. Isso se deve ao fato de que ela é uma ferramenta importante na construção do conhecimento (LEONTIEV, 1978). Nesse sentido, traz consigo inúmeros benefícios para a sociedade, como o desenvolvimento pessoal daqueles que a realizam e a transformação do ambiente ao seu redor. A pesquisa absorve o conhecimento já existente e o molda de acordo com suas próprias descobertas (LEONTIEV, 1978).
As regras de submissão se diferem entre os diversos veículos de comunicação das pesquisas científicas e costumam ser um aspecto crítico das diretrizes do periódico e devem ser cuidadosamente seguidos. Entre essas regras podem existir o uso de um determinado estilo de citação ou formatação específica para tabelas e figuras, diferentes dos outros (FERREIRA; PORTUGAL, 2013). Sendo assim o objetivo consiste em investigar a percepção de editores a respeito dos aspectos de normatização exigidos na submissão de artigos aos periódicos científicos brasileiros das áreas de Administração e Contabilidade.
Na visão de Popper (2013), a pesquisa possui uma função lógica que consiste em analisar o processo de produção do conhecimento científico por meio da formulação de teorias e hipóteses, posteriormente submetidas a testes e análises. Os resultados desse processo são divulgados por meio de produções científicas, como artigos, dissertações e teses. É importante questionar a função dessas publicações, a fim de garantir a qualidade e efetividade em relação aos objetivos propostos (MERLI et al., 2021).
A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado aplicado aos editores de periódicos científicos brasileiros. O instrumento de coleta de dados (questionário de pesquisa) foi validado por meio do sistema de validação externa e interna (alpha de Crombach), demonstrando clareza e confiabilidade. Após a coleta de dados, as informações foram organizadas, tabuladas e analisadas por meio de estatísticas descritivas, com destaque para a frequência absoluta e relativa, apoiadas pelo uso do software Excel.
Os resultados mostram que a padronização das normas de formatação por parte dos periódicos científicos reduziria o tempo gasto pelos pesquisadores na preparação dos artigos para submissão. No entanto, os dados demonstraram que, embora os editores percebam o tempo e o esforço exigido pelos pesquisadores devido à diversidade nas normas, a maioria não concorda que os periódicos científicos devam apresentar normas de formatação idênticas ou muito similares para submissão dos artigos.
Os resultados demonstram que os editores reconhecem os benefícios substanciais em termos de qualidade e conformidade das pesquisas publicadas e a maioria concorda que a padronização poderia melhorar a consistência das publicações científicas em nível nacional, promovendo um ambiente de pesquisa mais integrado e uniforme. Foi possível identificar os principais impactos da falta de padronização nas normas de submissão dos periódicos sobre a produção científica, bem como verificar se as normas de formatação dos periódicos afetam a escolha do veículo de publicação pelos pesquisadores.
FERREIRA, M. V.; PORTUGAL, A. S. Comentário editorial. Como rever um artigo. O papel do revisor e um roteiro para novos revisores. Revista Ibero Americana de Estratégia [en linea], v. 13(2), p. 1-9, 2014.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
MERLI, R. F.; et al. Periódicos em ensino de matemática: análise das informações disponibilizadas nos portais sobre submissão de artigos. Educação Matemática em Revista, v. 26, n. 73, p. 44–74, 2021. DOI: https://doi.org/10.37001/emr.v26i73.2377
POPPER K. A lógica da pesquisa científica. 2ed. Cultix: São Paulo. 2