Resumo

Título do Artigo

IMPACTO DA LITERACIA FINANCEIRA E FISCAL NAS DECISÕES FINANCEIRAS EMPRESARIAIS: UM ESTUDO COM GESTORES E EMPREENDEDORES BRASILEIROS
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Palavras Chave

Literacia Fiscal Tributária e Financeira
Finanças Comportamentais
Processo decisório

Área

Finanças

Tema

Finanças Comportamentais

Autores

Nome
1 - Luiz Antonio de Oliveira Dantas
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ (CUFSA) - Santo André

Reumo

Em 2019, o IBGE realizou a pesquisa "Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo". A pesquisa revelou que 77,1% das empresas encerram suas atividades antes de completarem dez anos. De acordo com a pesquisa "Sobrevivência das Empresas no Brasil", realizada em 2016 SEBRAE, a taxa de sobrevivência de empresas no setor de comércio em todo o Brasil é de 77,6% após 2 anos. Diante da instabilidade político-econômica é essencial inserir a literacia financeira e fiscal tributária de forma criativa para melhorar o desempenho, fomentar o crescimento dos negócios e alcançar competitividade.
A gestão financeira e fiscal das PMEs no Brasil necessita de um aprimoramento no conhecimento dos gestores e empresários, bem como de mudanças críticas em seus comportamentos. Essas impactam nos processos de tomada de decisão e de estratégias para elevar os níveis de conhecimento financeiro, sendo essencial a mensuração da alfabetização financeira. Este estudo investiga se a maior literacia financeira e fiscal aprimora as decisões financeiras dos empresários no Brasil, evidenciando a contribuição inovadora ao explorar a relação entre a literacia financeira e fiscal e o desempenho empresarial.
A abordagem tradicional das finanças corporativas baseia-se na gestão voltada ao valor da empresa, fundamentada em 3 princípios das teorias neoclássicas: comportamento racional, modelo de precificação de ativos fixos e mercados eficientes. No entanto, pesquisas mostram que a suposição de comportamento meramente racional dos executivos e investidores é insuficiente. Kaiser e Menkhoff (2022), mostraram a importância de metodologias ativas de aprendizagem financeira para varejistas na zona rural de Uganda. A aprendizagem financeira ativa teve um efeito positivo sobre investimentos e poupanças.
Utilizou-se o método hipotético-dedutivo, formulando e testando hipóteses para pesquisar fenômenos relacionados à alfabetização financeira e fiscal. Considerando as hipóteses do modelo, realizou-se o cálculo de tamanho da amostra mínima com o uso do software G*Power 3.1.9.3 (FAUL et al., 2009). O cálculo da amostra considerou o número de preditores, o poder do teste e o tamanho do efeito (f2), conforme Hair et al. (2022), que recomenda o uso do poder como 0,80, e f2 mediano = 0,15, com 5% de probabilidade erro.
Os resultados confirmam que um currículo estruturado de alfabetização financeira aumenta a eficácia das PMEs na preparação de informações financeiras. As contribuições são significativas para uma economia competitiva, pois a alfabetização financeira dos executivos e gestores de PMEs ajuda a moderar a assimetria de informações, especialmente quando as empresas buscam crescimento sem cobrança de dívidas. Este estudo oferece uma contribuição inovadora à exploração da relação entre a literacia financeira e fiscal e o desempenho empresarial no contexto brasileiro.
A literacia financeira no empreendedorismo baseia-se em dois elementos relacionados a Conhecimento financeiro e Alfabetização financeira. Para responder ao objetivo geral da pesquisa, constatou-se que os principais fatores que influenciam a alfabetização financeira são: nível educacional, educação/treinamento, experiência administrativa e contexto familiar. A análise da literatura apoia a visão de que pequenas e médias empresas com acesso adequado à literacia financeira pessoal e fiscal tributária são mais propensas a crescer e tomar boas decisões.
BATRANCEA, Larissa; NICHITA, Anca; BATRANCEA, Ioan; ROUX-CESAR, Ana Maria; FORTE, Denis. Sustainability: Sustainable Tax Behavior on Future and Current Emerging Markets: The Case of Romania and Brazil, 2018 In: CALIYURT, Kiymet Tunca; SAID, Roshima. Sustainability and Social Responsibility of Accountability Reporting Systems.Springer, 2018, cap. 9, p. 141-158. ISBN 978-981-10-3210-3. FAUL, F.; ERDFELDER, E.; BUCHNER, A.; LANG, A.G. Statistical power analyses using G*Power 3.1: Tests for correlation and regression analyses. Behavior Research Methods, 41, 1149-1160, 2009.