Identidade Empreendedora.
Empreendedorismo Feminino
Gênero
Área
Empreendedorismo
Tema
A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências
Autores
Nome
1 - Márcia Maria Garçon Faculdade Sebrae - Faculdade de Administração
2 - Charles Bonani de Oliveira Escola Superior de Empreendedorismo Sebrae-SP - Alameda Nothmann, 598
3 - Fabiana Vicente de Carvalho Faculdade Sebrae - Sede
Reumo
Existe um número considerável de estudos sobre identidade empreendedora (I.E), mas poucos sobre a identidade da mulher que empreende. Estudos enfatizam que a I.E. é composta por duas dimensões: quem é o sujeito que empreende e o que ele faz como empreendedor. Porém, esse conceito é tratado de forma genérica quanto ao gênero. As empreendedoras passam por especificidades oriundas do gênero no seu processo empreendedor. Isso interfere na sua autodefinição sobre “quem é ela” e nas suas condições de fazer o “que ela faz”. Assim, investigamos a questão do gênero na formação da I.E.
Dado que o empreendedorismo feminino promove o desenvolvimento econômico e social, principalmente em economias em desenvolvimento, é imperativo que os estudos sobre identidade investiguem a influência do gênero na sua formação, porque a Identidade é um elemento fundamental ao comportamento empreendedor. O objetivo desta pesquisa é eliminar essa lacuna por meio de seu problema, que é descobrir se existe uma caracterização específica do feminino na formação da I.E da mulher.
Identidade: coleção de atributos subjetivos que os indivíduos atribuem a si mesmos. I. E. trata sobre quem é, o que faz e o que a sociedade espera de empreendedores. I.E. é construída socialmente, mas existe um processo reflexivo para moldar quem são e o que fazem às necessidades internas e externas. Gênero e I.E. se entrelaçam: papéis sociais x percepção social do empreendedorismo: masculino e masculinizado. Descobrimos que, I.E., não é apenas um reflexo de escolhas individuais, mas, também um produto de discursos e práticas sociais e culturais que se acomodam no mundo dos negócios.
De natureza exploratória e descritiva, é uma pesquisa qualitativa, realizada com empreendedoras vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios- 2023. Utilizou-se roteiro semiestruturado, a fim de identificar relatos de experiências da vida familiar e empreendedora para compreender e descobrir quais elementos da subjetividade de gênero compõe a I.E. O corpus textual foi analisado pelo seu conteúdo, a partir das categorias Gênero e Atributos da Identidade e seus códigos.
Descobriu-se que a questão do gênero é transversal no processo empreendedor da mulher. Que a subjetividade do gênero é relevante na formação da I.E. porque é percebida ao compartilhar experiências nos grupos de apoio. Neles, ela reconhece um jeito único de ser e fazer empreendedorismo. O Como Faço se configura outro driver formativo da I.E, específico do feminino. A I.E. da mulher é construída e fortalecida no coletivo. Essa força pode permitir a construção de contradiscurso para combater a percepção social do empreendedorismo masculinizado e o preconceito de gênero que afeta seus negócios.
Esse estudo avançou na compreensão sobre a I. E. da mulher. Vimos que o gênero parece ser capaz de afastar as mulheres do empreendedorismo devido aos preconceitos a ele associados. Por outro lado, identificamos que a subjetividade do gênero influencia positivamente à identidade empreendedora da mulher pelo fortalecimento das suas características próprias que a diferencia do empreendedor. Nossas descobertas apontam que a participação em redes de apoio ao empreendedorismo e as práticas coletivas de mulheres podem instituir e fortalecer uma percepção feminina ao empreendedorismo.
Cardella et al. (2020). Women entrepreneurship: A systematic review to outline the boundaries of scientific literature. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01557
Gimenez & Calabró. (2018). The salient role of institutions in women’s entrepreneurship: A critical review and agenda for future research. doi.org/10.1007/s11365-017-0480-5
Mmbaga et al. (2020). A review of and future agenda for research on identity in entrepreneurship. doi.org/10.1016/j.jbusvent.2020.106049
Radu-Lefebvre et al (2021). Entrepreneurial identity: A review and research agenda. doi.org/10.1177/10422587211013795