Serviço público,
E-administração
Custos de Transação
Área
Administração Pública
Tema
Governança, Ação Pública e Políticas Públicas
Autores
Nome
1 - Karl Stoeckl UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - SILVIO POPADIUK UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - PPGA
Reumo
A administração pública tem como premissa atentar-se às transformações da sociedade, adaptando-se a elas e entregando o melhor serviço público a partir de políticas públicas pré-definidas buscando a redução de custos e agilidade no atendimento.
A E-administração ou administração eletrônica é uma forma de governança que utiliza a tecnologia da informação e comunicação para otimizar a prestação de serviços públicos e a participação cidadã buscando melhorar a eficiência, transparência e responsabilização do governo, além de reduzir a burocracia e os custos para os cidadãos.
Problema de Pesquisa:
Como a Internet das Coisas (IoT) influencia a relação entre a governança dos custos de transação e o desempenho operacional em serviços públicos?
Objetivos:
1. Investigar a influência da governança dos custos de transação na eficiência operacional de serviços públicos.
2. Avaliar o papel da IoT como mediador na relação entre governança dos custos de transação e desempenho operacional.
3. Propor estratégias para melhorar a eficiência e reduzir custos na administração pública por meio da adoção de IoT e governança de custos de transação.
Custos de transação; Internet das Coisas e a E-Administração; Plataformas Tecnológicas no Serviço Público; Desempenho Operacional; Infraestrutura e capabilidades de TI.
A eficiência da administração pública depende da gestão eficaz dos custos de transação, potencializada pela Internet das Coisas e plataformas tecnológicas. A e-administração moderniza processos, elevando o desempenho operacional através da infraestrutura e capacidades de TI.
O público-alvo foi constituído por servidores de prefeituras do PR com amostra de 131 respondentes e desses 85% possuíam nível superior. A coleta foi feita com um questionário estruturado e fechado, mediante um link na Internet, durante os meses de janeiro a abril de 2024.
A análise dos dados envolveu duas partes. A primeira referiu-se à descrição estatística dos indicadores associados com as quatro variáveis latentes deste estudo: governança de custos de transação, infraestrutura de TI, capabilities de TI e desempenho operacional. A segunda parte envolveu as análises referentes às hipóteses.
Identificou-se que há uma preocupação das prefeituras em desenvolverem mecanismos de governança dos processos de internos, visando um melhor atendimento aos cidadãos.
Destaca-se, também, que as trocas de conhecimentos entre os servidores públicos contribuem para que os custos de transação sejam menores. No entanto, a necessidade de pessoal especializado tende a aumentar os custos de transação. A infraestrutura e capabilidade de TI exercem um efeito mediador na relação entre a governança de custos de transação e o desempenho operacional.
A governança do conjunto de processos analisados nesta pesquisa, obtidos a partir da revisão da literatura sobre custos de transação envolvendo oportunismo, racionalidade limitada, frequência, incerteza e especificidade dos ativos provoca um efeito significante na explicação do desempenho operacional. No entanto, ao se considerar na análise a inclusão da infraestrutura de TI e a capabilidades de TI o efeito direto da governança torna-se não significante. Portanto, conclui-se que esses dois componentes de TI exercem um efeito total de mediação entre a governança e o desempenho operacional.
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