Resumo

Título do Artigo

THRESHOLD CONCEPTS DA ÁREA CONTÁBIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
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Palavras Chave

Threshold Concepts
Contabilidade
Conceito Portal

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Regina Gauer
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Faculdade de Ciências Econômicas
2 - Giovana Sordi Schiavi
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Faculdade de Ciências Econômicas
3 - Ariel Behr
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Faculdade de Ciências Econômicas - FCE
4 - Fernanda Kreuzberg
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - DCCA

Reumo

O aprendizado é um processo cognitivo, e a natureza da concepção dos estudantes nas disciplinas fornece uma base para o seu desenvolvimento das habilidades necessárias como futuro profissional (Lucas, & Maldenovic, 2007; Lucas, 2000; Oliveira et al., 2011). Segundo Lucas (2000), o processo de aprendizagem é visto como uma construção de conhecimentos e competências. Entendendo a dificuldade dos estudantes neste processo de evolução cognitiva, Meyer e Land (2003) introduziram o conceito de Threshold Concepts (Conceito Portal).
A questão problema é: O que são Threshold Concepts, e como a literatura acadêmica os abrange na contabilidade? O objetivo da pesquisa é apresentar os Threshold Concepts da contabilidade abordados pela literatura.
Um Threshold Concepts é semelhante a um portal, abrindo uma forma nova e anteriormente inacessível de pensar sobre algo. Representa uma forma transformada de compreender, interpretar ou ver algo sem a qual o aprendente não pode progredir (Meyer, & Land, 2003). Para ajudar a distinguir os Threshold Concepts dos conceitos-chave ou nucleares, Meyer e Land (2003, 2005) designaram cinco características dos conceitos portais: transformadores, problemáticos, irreversíveis, integrados e limitados.
Na base da Web of Sciense realizou-se a busca com os termos “Threshold Concept*” e “Account*” e “Threshold Concept*” e “Business”, resultando em 96 artigos. Após o refinamento e análise, a amostra ficou composta por 16 artigos. Através da RSL foram apresentadas tabelas oriundas dos artigos com: conceitos de TC, os TC's definidos pelos autores e suas justificativas, como também o método de ensino dos TC's e a agenda de estudos futuros.
Através do estudo realizado, percebe-se que ainda existe muito a ser explorado a respeito dos TC na área da contabilidade, é uma área que requer diversas habilidades e competências do profissional, e os TC podem ser de grande valia.
Meyer, J. H. F., & Land., R. (2003). Threshold Concepts and Troublesome Knowledge: linkages to ways of thinking and practising within the disciplines. Enhancing Teaching-Learning (ETL) Environments in Undergraduate Courses Project. Universidade de Edinburgo, Escócia. Lucas, U., & Mladenovic, R. (2007). The potential of threshold concepts: an emerging framework for educational research and practice. London Review of Education, 5(3), 237-248. https://doi.org/10.1080/14748460701661294