Resumo

Título do Artigo

A ÓTICA DAS GERAÇÕES: UM ESTUDO SOBRE POSICIONAMENTO DE MARCA E ESTRATÉGIAS DE MARKETING NA CONTABILIDADE
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Posicionamento de Marca;
Marcos Geracionais;
Estratégias de Marketing.

Área

Marketing

Tema

Estratégias, Operações e Marketing Internacional

Autores

Nome
1 - Gabriel Oliveira Maia
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - MOSSORÓ - CAMPUS CENTRAL
2 - Mariana Câmara Gomes e Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Mossoró
3 - José Matheus Barbosa de Sousa
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Mossoro
4 - ANTÔNIA WIGNA DE ALMEIDA RIBEIRO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - CCSAH

Reumo

O ato de prestar serviços da contabilidade, está condicionado a intangibilidade dos benefícios contratados (Kotler e Keller, 2012). Nesse sentido a utilização de um bom posicionamento de marca como ferramenta de marketing alavancadora, garante ao profissional contábil não só uma notabilidade maior, como a ampliação de seu plano competitivo e fatia de mercado (Santos et al., 2019). No entanto, torna-se pertinente analisar como as características geracionais destes profissionais influem sobre a utilização das ferramentas de marketing no posicionamento da marca.
Diante disso, define-se o seguinte problema de pesquisa: Como as características geracionais afetam a percepção de marca atrelada ao comportamento de profissionais contábeis com relação a utilização de ferramentas de marketing? A fim de responder a problemática estabelecida, esse estudo objetiva analisar como as características geracionais afetam a percepção de marca atrelada ao comportamento de profissionais contábeis com relação a utilização de ferramentas de marketing.
A fundamentação teórica deste estudo aborda a intersecção entre contabilidade e o marketing, enfatizando a relevância do posicionamento de marca para profissionais contábeis, bem como, destacando como fatores macroambientais e geracionais podem influir sobre essa relação. Segundo Silva e Soares (2019), o marketing tem papel essencial na contabilidade, pois além de posicionar competitivamente, destaca e diferencia contadores que se preocupam em firmar sua presença dentro de cenários em constante mudança, e de consumidores cada vez mais exigentes.
Os dados foram coletados por meio da utilização de dois instrumentos de coleta: i. Questionário, envolvendo 50 contadores atuantes no mercado; e de forma complementar, ii. Entrevistas Semiestruturadas, aplicadas com 5 contadores, afim de dar maior robustez aos dados. Os dados foram coletados com profissionais atuantes nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará com pelo menos uma rede social ativa para divulgação dos serviços contábeis. Posteriormente os dados foram analisados com suporte do Excel e do software Wondershare, apresentando resultados através de fluxogramas, médias e porcentagens.
A partir da análise dos resultados foi possível identificar que os profissionais contábeis na faixa etária entre 18 a 25 anos, prezam por um posicionamento voltado para inovação e adaptabilidade. Já os profissionais entre a faixa etária de 25 a 40 anos, terão um olhar mais crítico, conciso, focado nos resultados e voltado à modernidade. Os profissionais da faixa etária entre 40 e 60 anos são os que mais se adequa a visão do contador projetada pela sociedade, focado na responsabilidade, experiência de mercado e competência técnica, tendem a renegar o uso do marketing em seu cotidiano.
Os principais achados revelaram que condutas por parte dos profissionais contabilistas com relação ao uso do marketing e do posicionamento de marca como ferramenta de prospecção de clientes, são justificadas pelas suas gerações. Existem visões com relação ao posicionamento destes profissionais no mercado, que também são diretamente ligadas ao grau com que os contadores se identificam com os traços de personalidade que suas gerações impõem.
ANSARI, Sinoka et al. Impact of brand awareness and social media content marketing on consumer purchase decision. Journal of Public Value and Administrative Insight, v. 2, n. 2, p. 5-10, 2019. DIAS, Sandra Regina Coutinho. Consumo midiático e desinformação: estudo de caso sobre a geração Z. 2022. Tese de Doutorado KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. vol. 14, 2012. SANTOS, Karine da Silva et al. The use of multiple triangulations as a validation strategy in a qualitative study. Ciencia & saude coletiva, v. 25, p. 655-664, 2020.