Resumo

Título do Artigo

MASTERMIND: o marketing de conteúdo e a fidelização dos fãs de Taylor Swift durante a Era Midnights
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Palavras Chave

Marketing de Conteúdo
aylor Swift
Personalização

Área

Marketing

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - MANUELY GOMES ANDRADE
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) - Pau dos Ferros
2 - ANDREZA CRISTINA DE SOUSA FERNANDES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - PPAC
3 - YASCARA PRYSCILLA DANTAS COSTA
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Campus Central
5 - Jaquilene Paiva de Oliveira
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) - Pau dos Ferros

Reumo

Na era da internet e da conectividade, os métodos tradicionais de marketing deram lugar a uma abordagem mais dinâmica e baseada em dados: o marketing digital (Kotler, Kartajaya e Setiawan, 2012). Todavia, o simples ato de estudar o comportamento do público para lançar ou não um novo produto/serviço já não é suficiente, afinal o consumidor está cercado de novas informações e opções variadas (Bullock, 2016). Dessa forma, o maior desafio, dentro dessa perspectiva, reside na habilidade de destacar-se dentre os concorrentes, capturar a atenção do cliente e incitá-lo a adquirir o produto/serviço, cu
como o marketing de conteúdo impacta na visão que os consumidores têm sobre a marca “Taylor Swift”? O presente estudo dispõem acerca desse questionamento, tendo por objetivo geral compreender como o marketing de conteúdo impacta a visão que os consumidores têm sobre a marca Taylor Swift. Com tal propósito, foram delineados os seguintes objetivos específicos: 1) identificar as principais formas de interação do público com Taylor Swift; 2) entender como essas interações fortalecem o vínculo entre os consumidores da marca e 3) identificar qual meio de cativação é o mais efetivo para captar.
Nesta seção busca-se nortear a pesquisa, apresentando um embasamento científico acerca da literatura já publicada sobre o marketing de conteúdo e o seu impacto na visão que os consumidores têm quanto a determinada marca. Dessa forma, o referencial apresentado permite verificar o estado da problemática a ser analisada, sob o aspecto teórico de outros estudos já realizados.
A pesquisa desenvolvida tem o intuito de sanar um questionamento previamente levantado, por isso ela se caracteriza por ser exploratória e descritiva. Por conseguinte, o presente estudo dispõe da abordagem qualitativa, por ela permitir não só a elaboração de perguntas/questionários a fim de inquirir as pessoas, como, sobretudo, interpretar as respostas e os posicionamentos diante da realidade observada. A pesquisa aconteceu na modalidade online por meio de entrevistas confeccionadas com 14 questões abertas que estimularam os participantes a empreender um debate que permitiu atingir os objetivo
No intento de compreender como o marketing de conteúdo impacta a visão que os consumidores têm sobre a marca Taylor Swift, esta seção dispõe acerca dos resultados identificados e organizados de forma a resgatar os objetivos específicos: 1) identificar as principais formas de interação do público com Taylor Swift, 2) entender como essas interações fortalecem vínculo entre os consumidores da marca e 3) identificar qual meio de cativação é o mais efetivo para captar a atenção do público. Com igual interesse, dispõe-se 6 categorias reconhecidas a partir da análise dos entrevistados.
Diante do exposto é possível afirmar que o propósito de compreender como o marketing de conteúdo impacta a visão que os consumidores têm da marca Taylor Swift foi devidamente alcançado. Dessa forma, pode-se concluir que as estratégias de marketing de conteúdo realizadas pela marca durante a Era Midnights impactam positivamente na opinião que o usuário tem da artista, pois tudo o que é postado converge para que os fãs sintam-se compreendidos, representados e notados pela marca, tendo em vista que sempre buscam interagir com o que lhes apresentam, chegando até mesmo a promover ações de marketing
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. BICUDO, M. A V.; COSTA, A. P. (Org.). Leituras em Pesquisa Qualitativa. 1ª. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019. BOKUNEWICZ. J; SHULMAN. J. Influencer identification in twitter networks of destination marketing organizations. Journal of hospitality and tourism technology. Journal of Hospitality and Tourism Technology, 8 (1), DOI: 10.1108/JHTT-09-2016-0057, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/318469801_Influencer_identification_in_Twitter_networks_of_destination_marketing_organizations. Acesso em: