Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)
Autores
Nome
1 - NATALIA VARELA DA ROCHA KLOECKNER UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA/ Universidade Presbiteriana Mackenzie / INTELI
Reumo
A transdisciplinaridade surgiu como uma crítica à rígida estrutura disciplinar das universidades, quanto a necessidade de um conhecimento mais integrado e que abordasse questões morais e éticas (Nicolescu, 2000). Na década de 2020, a transdisciplinaridade começou a ser vista como um meio essencial para enfrentar desafios de sustentabilidade urbana e transformação educacional. Contudo, sua aplicação no ensino superior apresenta várias lacunas, como as de revisão de áreas amplas.
Este artigo tem por objetivo analisar quais são as publicações sobre a prática da transdisciplinaridade nas instituições de ensino superior, indicando as possibilidades para estudos futuros, sob a seguinte questão: Quais são as tendências e oportunidades de pesquisa na prática da transdisciplinaridade aplicada no ensino superior?
Max-Neef (2005) definiu a transdisciplinaridade ao destacar a importância de incorporar diferentes formas de conhecimento, incluindo saberes tradicionais, locais e indígenas, na busca por soluções para problemas complexos. Ele argumentou que a transdisciplinaridade não se limita a combinar disciplinas, mas envolve a colaboração ativa de todos os atores envolvidos no problema. Posteriormente, Klein (2017) descreveu a transdisciplinaridade integrando e transcendendo disciplinas acadêmicas, engajando diversos atores envolvidos e focando em problemas do mundo real.
O moderno conceito de transdisciplinaridade e sua aplicação no ensino superior é recente, e enfrenta muitos desafios frente ao ensino tradicional. Contudo, pela análise de conteúdo combinada as técnicas bibliométricas é possível detectar as mudanças nos paradigmas no campo de conhecimento (cocitação), bem como mapear a direção dos conceitos, aplicações, e fronteiras das pesquisas realizadas (acoplamento bibliográfico) na literatura, formando clusters temáticos para embasamento de pesquisas futuras.
Apesar de se tratar de uma área em desenvolvimento a transdisciplinaridade encontra diversos desafios para ser implementada no ensino superior. Diante disso, futuras investigações devem focar análises como as de colaborações transdisciplinares em diferentes contextos regionais, de co-criação de currículos transdisciplinares, e de integração de conceitos de sustentabilidade nos programas de educação superior. Além disso, falta subsídio teórico na literatura, e padronizado, sobre os fatores que devem ser considerados para um identificar um curso superior como sendo transdisciplinar.
Klein, J. T. (2017). Typologies of Interdisciplinarity: The Boundary Work of Definition. In R. Frodeman, J. T. Klein, & R. C. Dos Santos Pacheco (Eds.), The Oxford Handbook of Interdisciplinarity. 2ed. 21-34. Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780198733522.013.3
Nicolescu, B. (2000). O manifesto da transdisciplinaridade. Brasília: UNESCO, 2000.
Max-Neef, M. (2005). Foundations of transdisciplinarity. Ecological Economics, 53(1), 5-16. https://doi.org/10.1016/j.ecolecon.2005.01.014