1 - Gabriela Figueiredo Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Vitória
2 - Marcelo Moll Brandão UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - PPGAdm e PPGCon
Reumo
Este estudo investiga o impacto do uso de maquiagem na percepção de confiabilidade de prestadoras de serviços autônomas, especificamente que oferecem serviços de limpeza doméstica e utilizam canais digitais de comunicação. Utilizando um design experimental, o estudo manipulou características de dismorfismo sexual facial por meio de maquiagem, para avaliar alteração de dimorfismo sexual facial influenciaria positivamente a confiança percebida pelos potenciais clientes. Os resultados indicam que a maquiagem que acentua a feminilidade aumenta significativamente a percepção de confiabilidade.
Testar se maquiagem para alterar feições de feminilidade afetam a confiabilidade percebida no contexto de serviços domésticos
A confiança é crucial nas interações de serviços, especialmente digitais, onde ajuda a superar riscos e inseguranças, sendo formada a partir de primeiras impressões baseadas em fotos de perfil (Xu, Cenfetelli, & Aquino, 2016). Estudos mostram que maquiagem pode manipular a percepção de confiabilidade, com faces femininas e joviais sendo vistas como mais confiáveis (Oosterhof & Todorov, 2008; Etcoff et al., 2011)
Conduzimos um estudo experimental para testar o efeito da maquiagem na percepção de dismorfismo sexual e confiabilidade. 64 participantes foram recrutados pela EnqueteUfes e atribuídos aleatoriamente a visualizar imagens de uma prestadora de serviços com maquiagem que aumentava ou reduzia traços femininos
Foram realizadas análises descritivas e testes t para avaliar características demográficas e comparações entre grupos de estímulo, com 64 participantes (67,2% mulheres, 31,3% homens, 1,6% não-binários). A maquiagem que aumentava traços femininos resultou em maior percepção de feminilidade (M = 5,86) e confiabilidade (M = 3,43) comparado à maquiagem que reduzia esses traços (M = 4,17 e M = 2,66, respectivamente), confirmando que uma aparência mais feminina aumenta a confiabilidade percebida. Esses achados ressaltam a importância das primeiras impressões visuais, especialmente online.
Este estudo investigou o impacto do uso de maquiagem na percepção de confiabilidade de prestadoras de serviços autônomas, focando em como a maquiagem altera características de dimorfismo sexual facial. Os resultados mostram que a maquiagem que realça a feminilidade aumenta a confiabilidade percebida, ressaltando a importância das primeiras impressões visuais. Concluímos que a apresentação visual, como o uso estratégico de maquiagem, pode ser uma vantagem competitiva para prestadoras de serviços em canais digitais.
Etcoff, N. L., Stock, S., Haley, L. E., Vickery, S. A., and House, D. M. (2011). Cosmetics as a feature of the extended human phenotype: Modulation of the perception of biologically important facial signals. PloS one, 6(10), e25656.
Oosterhof, N. N., & Todorov, A. (2008). The functional basis of face evaluation. Proceedings of the National Academy of Sciences, 105(32), 11087
Comfort, W. E., de Andrade, B. N., Wingenbach, T. S., Causeur, D., & Boggio, P. S. (2023). Implicit responses in the judgment of attractiveness in faces with differing levels of makeup. Psychology of Aesthetics, Creativi