Inovação: Abordagens Integradas para Projetos e Processos
Autores
Nome
1 - Debora Andrea Liessem Vigorena UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Toledo-PR
Reumo
A inovação representa um fator de grande importância para que as empresas assegurem competitividade de mercado. Não obstante, o ato de inovar ainda representa um grande desafio para que seja desenvolvido por qualquer tipo de organização. Segundo Tigre (2019), as inovações organizacionais permitem diferenciar uma empresa da outra, aumentando a qualidade e produtividade.
Ressalta-se que as inovações estão associadas à obtenção de vantagem em relação aos demais competidores de mercado, diferenciando-se da invenção que independe de sua apropriação econômica ou utilidade prática.
Dentre as possibilidades de se promover a inovação organizacional, evidencia-se, em especial, uma metodologia que poderá impulsionar esse processo, o Design Thinking (DT). O principal objetivo deste estudo é apresentar o DT como uma metodologia que facilita um processo contínuo de inovação nas organizações, a partir da percepção dos estudantes de um curso d
No referencial teórico são abordados os conceitos de inovação e design thinking.
Trata-se de um estudo de caso de natureza exploratória, pois a principal abordagem é qualitativa, uma vez que o objetivo foi aprofundar a literatura sobre o Design Thinking (DT) e seu potencial para promover a inovação nas organizações. Esse aprofundamento se somou à aplicação da abordagem do DT como uma metodologia para realização de projetos de inovação com grupos de discentes de um curso de graduação na área de Ciências Sociais Aplicadas
A estruturação do projeto de Design Thinking (DT) foi viabilizada pelo Jamboard, uma plataforma do Google que possibilita a colaboração e interação de equipes remotas. Após uma análise aprofundada do desafio em questão, o grupo teve a oportunidade de formular uma pergunta que abordasse um problema estabelecido de maneira consensual, buscando motivar todos os envolvidos na busca por uma solução.
O principal objetivo deste estudo foi alcançado com sucesso, pois foi possível avaliar empiricamente o potencial do Design Thinking (DT) para abordar problemas complexos e promover a inovação. Isso ficou evidente, especialmente quando os grupos de alunos que adotaram essa metodologia no projeto conseguiram transcender a visão puramente técnica dos problemas, chegando a questões mais conectadas com as pessoas envolvidas. Isso garantiu resultados mais alinhados com as necessidades reais dos envolvidos.
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