Marketing
Sistemas de marketing
Educação para o empreendedorismo
Área
Marketing
Tema
Marketing e Sociedade
Autores
Nome
1 - Rebeca Sá do Nascimento Carrazzoni UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Campus Mata Sul
2 - Rita de Cássia de Faria Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRACAO/PPGA
Reumo
Marketing é uma atividade social que acontece um contexto institucional de troca entre um demandante e um ofertante, mediados por interações, enquanto que o sistema agregado de marketing representa a base para a análise de Macromarketing (Costa, 2015). O marketing deve ser utilizado adequadamente pelos empreendedores para o sucesso dos negócios (SADIKU-DUSHI et al., 2019), assim, compreende-se que sistemas de marketing se encontram no contexto empreendedor, gerando demandas, produtos e consequências mediante suas trocas.
A busca do conhecimento em marketing e gestão evidenciou a atuação dos profissionais que atuam na educação para o empreendedorismo, gerando a problemática macro, meso e micro sobre essa oferta. Fundamentado nisso, o artigo se apoia na perspectiva de macromarketing e sistema de marketing para compreender o contexto apresentado, utilizando seus conceitos para compreender os atores e trocas. Desse modo, o objetivo deste estudo é analisar como se configura a educação para o empreendedorismo em marketing direcionada aos empreendedores MEI e ME à luz do conceito de sistema de marketing.
Os negócios exigem que os empreendedores estejam preparados para lidar com as adversidades do mercado e essa demanda, alinhando as práticas de negócios atuais à teoria acadêmica, é uma grande impulsionadora do crescimento visto na área de educação para o empreendedorismo em todo o mundo, bem como em pesquisas com esse foco (RATTEN; USMANIJ, 2021). O empreendedor não está isolado no seu ambiente, Thomassen et al. (2019) afirmam que o ensino e a aprendizagem dependem do contexto, e este precisa ser mapeado para projeções com com design educacional na área de marketing, voltada aos empreendedores
Esta pesquisa é de natureza qualitativa, caracterizada como exploratória e descritiva, composta por agentes participantes das relações de troca do Sistema de Marketing da Educação para o Empreendedorismo (SMEE) no contexto brasileiro. A seleção desses agentes se deu por acessibilidade e, em seguida, método bola de neve, mediante indicações. foram realizadas 12 entrevistas, sendo 8 com demandantes e 4 com ofertantes. Todas as entrevistas foram feitas pela plataforma Google Meet. As entrevistas foram transcritas e analisadas pela técnica de análise qualitativa de conteúdo(FLICK, 2009).
Os resultados explanam o contexto institucional da troca, mediante a delimitação do ambiente em seus níveis macro, meso e micro, bem como a possibilidade de relações com outros sistemas; a identificação dos agentes envolvidos, em especial demandantes, empreendedores MEI e ME, e ofertantes, profissionais de marketing; as entradas, ofertas e saídas. Delineia-se o esquema do SMEE dentro do recorte da pesquisa e reforça-se as categorias definidas a partir dos relatos obtidos no campo. A pesquisa conduziu a construção teórica para mapear os agentes e elementos constituintes do SMEE.
O estudo fomentou a discussão acerca de um mercado problemático, o SMEE, repleto de condicionantes para os envolvidos. Para os demandantes, apesar dos efeitos positivos e necessários para o seu negócio, foram mapeados fatores de dependência e pressão para a ação, os quais podem gerar saídas não previstas e danosas. Para os ofertantes, o sistema se mostrou lucrativo e promissor. Contudo, é exaustivo e exige a criação de novos produtos e serviços, constantemente provocando mudanças nos hábitos de consumo e induzindo a busca por novidades continuamente.
COSTA, F. J. Marketing e sociedade. João Pessoa: Editora UFPB, 2015. FAYOLLE, Alain. Personal views on the future of entrepreneurship education. In: FAYOLLE, Alain (org.). A research agenda for entrepreneurship education. Edward Elgar Publishing, 2013. p. 127-138. KAKOURIS, Alexandros; LIARGOVAS, Panagiotis. On the about/for/through framework of entrepreneurship education: A critical analysis. Entrepreneurship Education and Pedagogy, p. 2515127420916740, 2020. KUMAR, V. Integrating theory and practice in marketing. Journal of Marketing, v. 81, n. 2, p. 1-7, 2017.