Agenda 2030
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Instituições de Ensino Superior
Área
Gestão Socioambiental
Tema
A Gestão e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs)
Autores
Nome
1 - Marco Antônio Ferreira Inácio UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN
2 - Lara Luíza Silva Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Campus Santa Mônica
3 - Jaluza Maria Lima Silva Borsatto UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN
Reumo
Em 2000, a ONU formulou os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, renovados em 2015 pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com 17 objetivos e 169 metas globais. As Instituições de Ensino Superior (IES) são essenciais para disseminar conhecimento e atingir as metas dos ODS. O Times Higher Education avalia o desempenho das universidades em relação aos ODS através do University Impact Rankings. Este estudo analisa o desempenho das universidades brasileiras nos ODS nos últimos cinco anos.
O presente estudo tem por objetivo responder o seguinte problema: Qual o desempenho das universidades brasileiras em relação aos ODS, de acordo com o University Impact Rankings, nos últimos 5 anos? Assim, a pesquisa tem por objetivo avaliar qual o desempenho das universidades brasileiras em relação aos ODS de acordo com o University Impact Rankings.
As universidades desempenham papel crucial na promoção dos ODS, integrando pesquisa, ensino e extensão para enfrentar desafios globais. Elas são fundamentais para educar futuros líderes em sustentabilidade e promover a interação entre ciência, política e sociedade (Leal Filho et al., 2021). Essas instituições, através de seus planos estratégicos e pedagógicos, contribuem significativamente para o desenvolvimento sustentável, guiadas pela missão educacional de promover igualdade, direitos humanos e proteção ambiental (IPEA, 2019).
O estudo avaliou o desempenho das universidades brasileiras nos últimos 5 anos em relação aos ODS, utilizando abordagem quantitativa e descritiva. Foi realizada análise bibliográfica e documental, buscando relatórios e documentos que detalhem o impacto das universidades nos ODS, segundo critérios do University Impact Rankings. A pesquisa quantitativa apontou a frequência e impacto dos ODS, focando na classificação das universidades conforme suas pontuações nos diferentes objetivos (Times Higher Education, 2024)
A análise do University Impact Rankings de 2020 a 2024 revela que o número de universidades brasileiras no ranking aumentou de 30 para 55, indicando um crescimento de 83,33%, mas no total global apresentou uma leve tendência de declínio, com uma média de 3,29% ao longo do período. As regiões Sudeste e Sul predominam, com o Sudeste liderando desde 2021. Os ODS mais destacados foram 8, 3 e 4. A USP se destacou internacionalmente, especialmente em Trabalho Decente e Crescimento Econômico, figurando entre as 100 melhores em quatro ODS.
Este estudo identificou que os ODS 3, 4 e 8 foram os mais destacados pelas universidades brasileiras nos últimos cinco anos, refletindo um compromisso significativo com saúde, educação e crescimento econômico sustentável. As regiões Sudeste e Sul lideraram a participação, enquanto Centro-Oeste e Norte tiveram menor representação. Apesar do crescimento absoluto das universidades brasileiras no ranking, a participação percentual global teve leve declínio, destacando a necessidade de políticas para ampliar inclusão.
Leal Filho, W., Frankenberger, F., Salvia, A. L., Azeiteiro, U., Alves, F., Castro, P., Will, M., Platje, J., Lovren, V. O., Brandli, L., Price, E., Doni, F., Mifsud, M., & Ávila, L. V. (2021). A framework for the implementation of the Sustainable Development Goals in university programmes. Journal of Cleaner Production, 299.
IPEA. (2019). Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis: ODS 4. Educação de qualidade. https://www.ipea.gov.br/ods/ods4.html
Times Higher Education. (2024). Top universities pursuing sustainable development goals in 2024. https://www.timeshighereducation.com/impactrankin