Redes de Empreendedores, Desenvolvimento Regional e Microempreendedorismo
Autores
Nome
1 - Francisco Felipe Bezerra Soares UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) - Pau dos ferros
2 - ANDREZA CRISTINA DE SOUSA FERNANDES UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - PPAC
3 - MANUELY GOMES ANDRADE UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) - Pau dos Ferros
4 - Jaquilene Paiva de Oliveira UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) - Pau dos Ferros
5 - LUAN FONTES LACERDA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) - Pau dos Ferros
Reumo
No Brasil, esse modelo de negócios vem se consolidando a cada ano, como demonstra a Associação Brasileira de Franchising (ABF), que registrou no ano de 2023 um crescimento de 6,2% na abertura de novas unidades, chegando à marca de 195.862 mil operações. O impacto social é inegável, tendo em vista que, até o ano de 2023, o número de empregos gerados pelas unidades de redes de franquias no Brasil chegou a 1.701.726 (ABF, 2024).
No Brasil, a escolha pelo modelo de franquias é comprovadamente vantajosa devido ao seu baixo índice de fracasso, o que ressalta fatores como a praticidade e segurança.
Diante dessa contextualização, surge o seguinte questionamento: quais os desafios enfrentados pelos franqueados na aquisição de franquias na cidade de Pau dos Ferros/RN? O que leva ao objetivo desse estudo, que é investigar os desafios encontrados para aquisição de franquias na cidade de Pau dos Ferros/ RN na perspectiva dos empreendedores.
Com isso o modelo de franquias passou a ser prioridade nos processos de licenciamentos no âmbito do empreendedorismo no mercado brasileiro (Prado, 2013). Segundo Ortega et al. (2016), isso se dá pela perspectiva positiva a respeito da aquisição de um modelo de negócio com respaldo dos consumidores, e com seu sistema próprio de operações já definido. O avanço contínuo no número de operações no segmento de franquias nos últimos anos justifica a sua relevância diante da temática do empreendedorismo no cenário atual. Oliveira (2020), relata que o sistema de franquias tem se mantido em expansão.
O estudo descritivo adotou uma abordagem qualitativa para analisar os desafios enfrentados pelos franqueados na aquisição de franquias em Pau dos Ferros/RN, através de uma pesquisa de campo que envolveu entrevistas semiestruturadas com 6 proprietários de franquias,realizadas entre março e maio de 2024. Os dados coletados foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo, identificando três categorias principais: Suporte, Barreiras e Características do mercado. Utilizando o software de IA ChatGPT, a análise buscou extrair significados e padrões.
A análise das 6 entrevistas revelou três categorias principais: Suporte, Barreiras e Características do mercado local. O suporte das franquias foi essencial, especialmente na fase inicial, mas carecia de métodos específicos para Pau dos Ferros. As barreiras incluíram custos financeiros e normativos rigorosos, impactando a operação. A localização estratégica da cidade e eventos locais beneficiam o comércio, apesar das dificuldades climáticas e comportamentais dos consumidores.
O estudo atingiu seu objetivo de investigar os desafios enfrentados pelos empreendedores na aquisição de franquias em Pau dos Ferros, destacando barreiras avaliativas, financeiras, operacionais, normativas e competitivas. As franquias fornecem suporte inicial e contínuo, mas sem especialização regional. As barreiras influenciam as decisões dos franqueados ao longo do processo. O mercado local é receptivo a novos negócios devido à localização estratégica e eventos que impulsionam o comércio.
ABF. Pesquisa de desempenho do franchising 2023. [s. l.], 08 fev. 2024. Disponível em:
https://www.abf.com.br/numeros-do-franchising/. Acesso em: 20 mai. 2024.
ABF. Interiorização à vista: Estudo aponta que cidades fora das capitais são melhores para
franquias. Portal do Franchising, [s. l.], 28 nov. 2023. Disponível em:
https://www.portaldofranchising.com.br/noticias/cidades-no-interior-sao-melhores-para-
franquias/. Acesso em: 30 nov. 2023.
AGUIAR, H. S.; LUPPE, M. R.; NASCIMENTO, P. T. S. Modelo de Fatores Influentes na
Operação de Franquias. Brazilian Business Review, p. 46-61. 2020.