Resumo

Título do Artigo

A AMBIDESTRIA ORGANIZACIONAL COMO POSSÍVEL RESPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS NAS EMPRESAS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS DO TRIÂNGULO MINEIRO
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Palavras Chave

Ambidestria Organizacional
Estrutura organizacional
Transporte rodoviário de cargas

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - MAIRON CESAR DE MELO VIEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Uberlândia
2 - Carlos Roberto Domingues
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN - Faculdade de Gestão e Negócios

Reumo

O uso de tecnologias de informação e comunicação têm auxiliado no planejamento dinâmico de rotas baseado em informações atualizadas sobre o tráfego, seja por restrições de circulação minimização da distância percorrida. Esse planejamento logístico permite a redução dos custos, maior produtividade e assertividade das empresas de transporte rodoviário de carga. No Brasil, as principais inovações deste setor estão relacionadas à prevenção de furtos e sinistros, e redução dos custos operacionais e o uso de caminhões elétricos.
Considerando que as inovações tecnológicas disponíveis para as empresas do setor de transporte rodoviário de cargas são materializadas de diferentes formas, sejam elas na forma de máquinas e equipamentos, processos e softwares de gestão e comunicação, esta pesquisa tem como objetivo identificar as inovações que são recorrentes nas empresas de transporte rodoviário de cargas, considerando o seu porte, estrutura organizacional e se a ambidestria organizacional é uma resposta adequada para melhorar a sua gestão, em uma visão de processos estratégicos ancorados na estrutura organizacional.
A dualidade exploitation (inovação/mudança incremental) e exploration (inovação/mudança radical) se apresenta no transporte rodoviário de carga como um contexto pouco atrativo para inovações, sendo mais voltada ao exploitation, conforme pesquisa CNT (2021). A relação do uso e familiaridade com as novas tecnologias por parte dos motoristas reforça a necessidade de capacitação dos condutores (CNT, 2019), sendo as principais tecnologias adotadas nos veículos de transporte: rastreador, computador de bordo, telemetria, roteirizador e sistema de gerenciamento de transporte (TMS) (ANTT, 2022).
Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, com o uso do estudo de caso comparado. Buscou-se explorar semelhanças e diferenças entre empresas de transporte rodoviário de cargas do Triângulo Mineiro, envolvendo a estrutura organizacional e uso dos elementos da ambidestria para escolhas tecnológicas. A coleta dos dados se deu por meio de um formulário, elaborado no Google Forms, enviado para os gestores das nove empresas selecionadas. Foram identificadas as categorias de análise: perfil da empresa; tecnologias; elementos da estrutura organizacional; elementos de exploration e exploitation.
os gestores afirmaram buscar mais produtividade do que flexibilidade ao atender demandas específicas do mercado, dado que a pressão por mudanças e novas tecnologias é considerada moderada comparando-se com outros setores, o que justificaria o foco em produtividade, padronização e lucro no curto prazo, em detrimento de inovações disruptivas que poderiam atender melhor ao mercado, mas implicam em mais custos e riscos. A exposição ao risco apresenta um desafio às empresas, principalmente pela subjetividade da sensibilidade a tal fator. Observou-se a baixa aceitação de riscos pelas empresas.
A adoção de tecnologias acarretou em adequações na estrutura organizacional das empresas estudadas que caracterizam-se como estrutura simples (pequeno porte) e burocracia mecanizada (médio e grande porte). De modo geral, elas estão mais preocupadas em conseguir melhorar sua produtividade, assegurar padronização dos processos, garantindo resultados financeiros, mesmo que no curto prazo, e menos dispostas a correr riscos e elevar seus custos. Isto faz com que elas não busquem desenvolver elementos da ambidestria organizacional
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