Resumo

Título do Artigo

SERVIÇOS DE SAÚDE E HIV: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
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Palavras Chave

Serviços de saúde
HIV
Revisão sistemática da literatura

Área

Marketing

Tema

Marketing e Sociedade

Autores

Nome
1 - Werlleson Willer Moura Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus I
2 - Diana Lucia Teixeira de Carvalho
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - CCSA/DA

Reumo

Estudos têm evidenciado que o acesso a serviços de saúde por determinados grupos tem sido dificultado e negligenciado por diferentes aspectos, com destaque para os grupos de pessoas não heterossexuais, negros, além de pessoas soropositivas (HIV+), foco deste estudo. A respeito do acesso de pessoas HIV+ a serviços de saúde, diferentes estudos e discussões têm sido registrados, todavia predominantemente sob uma ótica dos estudos da área médica e saúde. Diante disso, compreende-se a importância deste trabalho visto a sua contribuição em um âmbito acadêmico ainda incipiente no Brasil.
Visando obter um panorama sobre o estado da arte dos estudos que relacionam marketing e serviços de saúde relacionados às necessidades de um grupo específico, este trabalho buscou responder ao seguinte problema de pesquisa: quais estudos abordam a percepção de pessoas HIV+ em relação à oferta de produtos/serviços de saúde? Adicionalmente, este estudo também buscou investigar se “existem pesquisas que associem HIV e TSR?”, uma vez que serviços de saúde têm sido analisados por uma perspectiva transformativa (Ostrom et al., 2010; Anderson, 2011) desde que o conceito surgiu no campo do marketing.
A Prevenção Combinada, adotada pelo governo federal em 2013 e utilizada na formulação, financiamento e implementação de programas de prevenção do HIV (Ferraz, [s.d]). A premissa baseia-se na associação de abordagens biomédicas, comportamentais e estruturais, aplicadas individualmente e coletivamente, considerando as especificidades dos sujeitos e contextos (Brasil, [s.d]). Isto posto, discorremos sobre o que consiste cada tipo de estratégia, exemplificando quais produtos e serviços compõem cada abordagem.
A análise dos resultados baseou-se nas três dimensões propostas por Alves et al. (2022): a) bibliométrica; b) metodológica e c) substancial. A saber, a dimensão bibliométrica engloba as categorias: nomes dos autores e coautores, título do artigo, periódico e base de dados em que estão indexados. A dimensão metodológica diz respeito às técnicas utilizadas para viabilizar a pesquisa como, por exemplo, a abordagem, metodologia utilizada, tipo de amostragem ou quem são sujeitos da pesquisa. Por fim, na terceira dimensão (substantiva), os estudos foram categorizados de acordo com serviços estudados
Este estudo proporcionou a identificação e compreensão do estado da arte dos estudos que tratam sobre serviços de saúde sob a ótica de pessoas HIV+, evidenciando um desequilíbrio entre os estudos que tratam sobre estratégias de prevenção do HIV em detrimento dos serviços de tratamento do vírus. Os resultados sugerem a inexistência de estudos associando as duas temáticas. Sendo assim, considerando a complexidade das experiências e interações reportadas por pessoas vivendo com HIV/AIDS ao acessar serviços para tratamento do vírus, que enfrentam barreiras significativas.
ALVES, E.; FIGUEIREDO, D.; AMARAL, A.; FREITAS, J.; SANTOS, H. Como Fazer uma Revisão Sistemática da Literatura? Um Guia Prático em Governança Marinha. In: FERNANDES, I. F.; SENHORAS, E. M. (Org.). Desafios metodológicos das políticas públicas baseadas em evidências. 1. ed. Curitiba: Editora IOLE, 2022. ANDERSON, L. et al. Transformative service research: An agenda for the future. Journal of Business Research, v. 66, n. 8, p. 1203-1210, 2013. ANDERSON, L.; OSTROM, A.; MATHRAS, D.; BITNER, M. J. Surrounded by services: new lenses for examining. Carey School of Business, 2011.