Resumo

Título do Artigo

MUSEU LASAR SEGALL: PRÁTICAS MUSEAIS INOVADORAS E FORMAÇÃO DE PRATICANTES CULTURAIS
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Palavras Chave

Comportamento do consumidor
Práticas inovadoras
Praticantes culturais

Área

Artigos Aplicados

Tema

Marketing

Autores

Nome
1 - Ricardo Zagallo Camargo
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo
2 - Henrique Vicente Martinski
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo
3 - BRUNO VENEZIANO CORNACCHIONI
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo - JT
4 - Alexandre Gidaro
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - ESPM TECH

Reumo

De acordo com a proposta do tema Marketing na área de Artigos Aplicados, relatamos aqui as propostas de marketing e relacionamento com públicos de interesse desenvolvidas numa situação real enfrentada por uma instituição. Mais especificamente o trabalho de estudantes e docente de um Mestrado Profissional de IES da cidade de São Paulo realizado para o Museu Lasar Segall (MSL), com objetivo de desenvolver prática(s) com potencial de efetivação.
O MLS tem como missão principal preservar e divulgar a obra de Lasar Segall, artista fundamental para a história da arte moderna no Brasil. Fundado pela família do artista, o museu tem como princípio a noção de museu vivo e integrado, buscando ser mais do que um espaço de exposições das obras, mas representar uma contribuição para a comunidade local, dialogando com as obras do artista, que retratavam as pessoas colocadas à margem da sociedade.
O diagnóstico da situação-problema partiu de estudos realizados em 2019 para elaboração do Plano Museológico 2020-2025 do MLS, e de entrevistas e visitas técnicas realizadas em 2024, que apontaram desafios referentes a recursos federais e captação insuficientes, biblioteca e reserva técnica com espaço inadequado para guarda dos acervos, ausência de acessibilidade universal, telhados e coberturas que demandam reforma e substituição, equipes de trabalho deficitárias para gestão do museu, e ausência de pesquisas junto ao público.
As intervenções propostas foram estruturadas a partir dos conceitos de ponto-espaço, prática-praticante e difusão cultural, e apresentadas em três níveis de complexidade: iniciativas de implantação simples, inovações de complexidade moderada e propostas de alta complexidade. Um plano que é um convite à transformação, aproveitando o potencial das inovações para criar um museu mais dinâmico, acessível e interativo, e só pode ser levado adiante se contar com a participação ativa das equipes do MLS, propondo ajustes, incorporação e descarte de ideias.
O plano de inovação proposto sugere uma visão estruturada de como o museu pode continuar a evoluir e atrair novos públicos. Divididas em três níveis de complexidade, as propostas visam melhorar a experiência das pessoas frequentadoras e posicionar o museu na vanguarda dos centros culturais contemporâneos. Ao utilizar o conjunto de práticas inovadoras sugeridas como ferramenta de trabalho, o MLS pode não apenas preservar o legado de Lasar Segall, mas também se tornar um centro cultural cada vez mais dinâmico e inovador.
Podem ser elencadas pelo menos três contribuições tecnológicas e sociais. A primeira refere-se a soluções oferecidas, que a partir da apresentação e discussão junto às equipes do Museu Lasar Segall, agendada para agosto de 2024, que podem trazer resultados passíveis de mensuração e avaliação e servir como ferramenta de inovação para outros museus que enfrente desafios semelhantes. A segunda se dá no âmbito da troca de conhecimentos práticos e teóricos entre participantes do MLS estudantes e docente da IES. A terceira se dá no âmbito da difusão de conhecimentos por meio de publicações.