Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DO POTENCIAL PARA O TURISMO DE PESCA EM PENEDO/AL A PARTIR DO BUSINESS MODEL CANVAS (BMC)
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Penedo
Turismo de Pesca
Business Model Canvas

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Dimensões e Contextos do Turismo e da Hospitalidade

Autores

Nome
1 - Virgílio Vieira de Andrade Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) - Unidade Educacional Penedo
2 - Éder Danilo Bezerra
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) - Unidade Educacional Penedo

Reumo

O turismo é importante fator de desenvolvimento socioeconômico, contribuindo com 7.6% de toda riqueza mundial (WTTC, 2022). Na busca por alternativas sustentáveis e diversificadas, os destinos turísticos exploram diferentes segmentos em suas propostas de valor, a exemplo do Turismo de Pesca (BRAGA et al. 2014; MACHADO; DA COSTA, 2018; MARIANI; FISCHER, 2014). No mundo, estima-se que entre 200 e 700 milhões de pessoas pratiquem o Turismo de Pesca ou a pesca recreativa, num mercado que movimenta em torno de US$ 200 milhões [aproximadamente R$ 1 bilhão] anualmente (EMBKE, 2022; REGIS, 2019).
O estudo busca responder ao seguinte problema de pesquisa: Como está estruturado e qual é o Potencial para Turismo de Pesca em Penedo, Alagoas? E, com vistas à execução da pesquisa, explora os seguintes objetivos específicos: (1) analisar o potencial do Turismo de Pesca em Penedo, Alagoas, tendo como framework o Business Model Canvas (BMC); (2) identificar os componentes mais relevantes para o Turismo de Pesca em Penedo; e (3) apresentar o Canvas do Modelo de Negócios do Turismo de Pesca em Penedo.
A pesquisa explora os tópicos “O Rio São Francisco e o Turismo”, que discute a importância do Rio São Francisco enquanto atrativo turístico, com especial foco no desenvolvimento socioeconômico local; e “O Turismo de Pesca no Brasil e em Penedo”, que explora o turismo de pesca e suas especificidades, tanto no cenário mais amplo quanto no contexto da cidade de Penedo/AL.
O presente estudo pode ser caracterizado como de natureza qualitativa, exploratório-descritiva, e que emprega o método do estudo de caso único como estratégia de pesquisa. Para sua operacionalização, optou-se pela utilização do Business Model Canvas (BMC) (OSTERWALDER; PIGNEUR. 2011) como modelo teórico para condução da pesquisa de campo. Foram conduzidas 10 entrevistas entre os meses de Julho e Agosto de 2023, contando com a participação de representantes de organizações vinculadas ao desenvolvimento do turismo na cidade de Penedo/AL.
Os resultados estão sumarizados de acordo com as dimensões do Business Model Canvas, a saber: (1) proposta de valor; (2) segmentos de clientes; (3) relacionamento com os clientes; (4) canais de distribuição; (5) atividades principais; (6) recursos principais; (7) parcerias principais; (8) fontes de receita; e (9) estrutura de custos. A partir das respostas das pessoas entrevistadas, foi construído tanto um panorama do Canvas do Turismo de Pesca em Penedo, quanto um quadro de recomendações para gestores do turismo na cidade.
Pode-se constatar que existe o potencial para o Turismo de Pesca em Penedo/AL. As riquezas naturais da região, que incluem as paisagens do Rio São Francisco, aliadas ao patrimônio cultural e histórico intrincado ao município, servem como pilares para fortalecer o Turismo de Pesca como segmento potencial para ser trabalhado em Penedo. Entretanto, os dados levantados ao longo da pesquisa reportam também que para sua implementação se fazem necessárias a realização de ações coordenadas e colaborativas com vistas ao desenvolvimento do Turismo de Pesca em Penedo/AL.
BENI, M. C. Política e estratégia do desenvolvimento regional: planejamento integrado e sustentável do turismo. Revista Turismo em Análise, v. 10, n. 1, p. 7-17, 1999. DO CARMO, K. A.; COELHO FILHO, P. A.; OLIVEIRA, T. R. A. A Pesca e o Pescador de Camarão do Baixo São Francisco – O Caso da Comunidade de Ponta Mofina, Penedo. RDE – Revista de Desenvolvimento Econômico, 2015. OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.