Metodologias Ativas
Prática Docente
Educação Superior
Área
Ensino e Pesquisa em Administração
Tema
Experiências no ensino-aprendizagem
Autores
Nome
1 - Anielson Barbosa da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Departamento de Administração
2 - Rafael Barbosa da Silva Universidade Federal da Paraíba - Graduação em Administração
3 - GUILHERME MARBACK NETO EAUFBA - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFBA - Escola de Administração
4 - Carlos Ricardo Rossetto UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA
Reumo
As metodologias de ensino auxiliam a prática docente no desenvolvimento de competências dos estudantes, sobretudo as metodologias ativas que concebem os estudantes como sujeitos ativos em sua aprendizagem, por meio de relações com o professor e outros estudantes (Martínez-Clares; González-Morga, 2018). A metodologias ativas são estratégias didáticas utilizadas para incentivar uma aprendizagem centrada no estudante, tornando o aluno mais ativo e reflexivo em um ambiente de aprendizagem que proporciona um processo de aprendizagem mais significativo para o estudante (Silva; Santos e Bispo 2017).
A qualificação de profissionais mais preparados para o mundo do trabalho hoje e no futuro, que sejam capazes de mobilizar competências para responder as demandas das organizações e da sociedade, motivou o seguinte questionamento: Como o uso de metodologias ativas pode contribuir na formação de indivíduos competentes? O estudo objetiva analisar o uso e o domínio de metodologias ativas por docentes de cursos ligados à área de administração de 3 Universidades brasileiras, como também a percepção dos docentes sobre a contribuição do uso de metodologias ativas no desenvolvimento de competências.
O referencial teórico discute o papel das metodologias ativas e sua caracterização, além das implicações de sua utilização no desenvolvimento de competências. Para Coelho, Bispo e Silva (2024) as metodologias ativas estimulam os estudantes, a partir de situações ou problemas reais, a aprenderem de forma autônoma e participativa, em ação, pois assumem diretamente a corresponsabilidade pelo processo de aprendizagem e desenvolvem competências. Mondragon et al. (2023) ressaltam que o uso de metodologias ativas promove a integração de conhecimentos e a internalização de competências.
A pesquisa é classificada como descritiva e quantitativa. A população é formada por docentes da área de administração. A amostra coletada teve o total de 73 participantes docentes, de três instituições de ensino superior. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado no google forms, com perguntas para caracterizar o perfil dos respondentes, além de questões para identificar a frequência de uso e de domínio de metodologias ativas pelos docentes e sua percepção sobre as implicações do uso de metodologias ativas no desenvolvimento de competências dos estudantes.
A partir dos resultados da pesquisa, conclui-se que os docentes possuem maior nível de domínio do que de uso das competências e que a utilização de metodologias ativas pode ser influenciada pelo nível de atuação do docente (graduação e/ou pós-graduação), como também a realização de atividades no ensino presencial e/ou a distância. Sobre o nível de uso e de domínio das metodologias ativas, conclui-se que apenas algumas metodologias ativas apresentaram diferenças significativas, mas a maioria delas não apresentou diferenças estatísticas considerando a média como parâmetro de análise.
Os resultados deste estudo são considerados um ponto de partida, uma vez que existem vários aspectos a serem discutidos para melhoria do desenvolvimento de competências dos estudantes a partir do uso e domínio das metodologias ativas pelos docentes. Muitos docentes atuam mais como expositores do que como facilitadores, o que demanda a necessidade de investir em conscientização e qualificação para o uso de metodologias ativas em sala de aula.
AYRES, R. M. S. M.; CAVALCANTI, M. F. R. Desenvolvimento de Competências e Metodologias Ativas: a Percepção dos Estudantes de Graduação em Administração. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 21, n. 1, p. 52-91, 13 maio 2020.
MONDRAGON, I; BELOKI, N., YARRITU, I.; ZARRAZQUIN, I.; · ARTANO, K. Active methodologies in Higher Education: reasons to use them (or not) from the voices of faculty teaching staff. Higher Education, 2023.
SILVA, A.B.; BISPO, A.K.K.; COELHO, A.A.L. (Org.). Metodologias Ativas na Educação Superior: aprendendo e ensinando na prática docente. João Pessoa: Editora UFPB, 2024.