ATRIBUTOS DE QUALIDADE PERCEBIDA E DETERMINANTES DE SATISFAÇÃO COM SERVIÇOS EDUCACIONAIS: Uma Pesquisa em um Programa de Pós-Graduação em Administração
Qualidade em Serviços
Satisfação em Serviços
Resíduos Padronizados
Área
Artigos Aplicados
Tema
Operações
Autores
Nome
1 - ANDERSON NOGUEIRA PAES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) - UFPA
2 - CÁSSIO DOS SANTOS SIMÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) - Campus - Guamá
3 - Harley dos Santos Martins UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) - PPGAD
Reumo
A gestão da qualidade é fundamental em diversos setores, incluindo o educacional, onde a excelência acadêmica impacta diretamente a satisfação dos alunos e a reputação institucional. Programas de pós-graduação de alta qualidade são associados a melhores taxas de retenção e sucesso acadêmico.
Este estudo investiga a qualidade percebida e os determinantes de satisfação dos alunos do Programa de Pós-graduação em Administração. O objetivo principal é identificar os atributos de qualidade mais importantes e os fatores que influenciam a satisfação dos estudantes.
A pesquisa adota uma abordagem metodológica quantitativa, aplicando questionários quantitativos a alunos programa. A análise dos dados utiliza a técnica de Pareto para identificar e hierarquizar os atributos de qualidade percebida.
O estudo revela que a qualidade do corpo docente, a relevância do currículo e os recursos institucionais são fatores cruciais para a satisfação dos alunos. Os principais atributos identificados incluem a Integração com programas de mestrado e doutorado (global: 4,95% e 4,95% no Acumulado),
Bibliotecas, acervos e instalações (Global: 4,82% e 9,77% no Grupo), Matriz curricular adequada ao mercado (Global: 4,77% e 14,55% no Grupo). Estes atributos são considerados prioritários para melhorias no curso. Os resultados indicam que a satisfação dos alunos está diretamente ligada a fatores como a qualidade percebida do serviço (+2,686), o preço (+2,965), as emoções (+2,678) e os desejos dos alunos (+2,106). Além disso, a satisfação influencia a imagem do curso (+4,030) e da instituição no mercado, podendo gerar um diferencial competitivo.
A pesquisa sugere que os gestores educacionais devem focar na melhoria contínua dos atributos prioritários para aumentar a qualidade percebida e a satisfação dos alunos. O estudo conclui com recomendações para futuras pesquisas, sugerindo a aplicação da metodologia em diferentes contextos, tanto em serviços públicos quanto privados, para fortalecer a análise da qualidade e satisfação em diversos ambientes.