Resumo

Título do Artigo

Contabilidade, Machine Learning e Chatbot: Um estudo sobre a Inteligência Artificial e Perspectivas
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Inteligência Artificial
Machine Learning
Chatbots

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Transformação Digital e Inovação em Negócios Digitais

Autores

Nome
1 - João Andrade de Paula
-
2 - Luci Longo
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO - Guarapuava/PR
3 - Fernando de Souza Meirelles
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - TDS e FGVcia www.fgv.br/cia/pesquisa

Reumo

Atualmente muitas indagações surgem a respeito da Inteligência Artificial (IA) e seu contexto, indiscutivelmente apresentam características que a tornam uma ferramenta poderosa de apoio, porém geram dúvidas especialmente quanto aos impactos na execução das profissões e do trabalho humano. Sendo assim, o objetivo do trabalho consiste em apresentar uma pesquisa sobre a Adoção da Inteligência Artificial (AIA) na área contábil e gerencial, visando esclarecer o tema e desenvolver a fundamentação teórica desta e quanto os determinantes da sua adoção.
As pesquisas avançam sobre a IA, porém ainda há a necessidade de aprofundamento deste tema para a área de sociais aplicadas, assim como para a contabilidade e gestão, uma vez que há sensivelmente o uso crescente de instrumentos de IA no ambiente organizacional. A exemplo da pesquisa de Schwindt e Costa (2021) com especialistas, buscando identificar a relevância e impactos que a Inteligência Artificial (IA) pode trazer dentro do campo de atuação da contabilidade gerencial.
Os pesquisadores McCarthy, Minsky, Rochester e Shannon (1955) no documento denominado A Proposal for the Dartmouth Summer Research Project on Artificial Intelligence, refere-se ao campo de estudo dedicado à criação de máquinas inteligentes. Este projeto marcou o nascimento formal da IA como uma disciplina acadêmica. A Inteligência Artificial é a ciência e a engenharia de criar máquinas inteligentes, particularmente programas de computador, que são capazes de realizar tarefas que, quando realizadas por seres humanos, são consideradas como demandando inteligência (McCarthy et al., 1955).
A pesquisa sobre a Adoção da Inteligência Artificial (AIA) na contabilidade e gestão evidencia a crescente integração dessas tecnologias nas práticas organizacionais. O estudo demonstra que a IA, especialmente através de ferramentas como chatbots e algoritmos de machine learning, não apenas aprimora a eficiência e a precisão dos processos contábeis, mas também transforma o papel dos profissionais da área. A análise das publicações disponíveis revela que, embora a automação traga benefícios significativos, como a redução de tarefas repetitivas e a melhoria na análise de dados,
A aplicação do Modelo Unificado de Aceitação e Uso de Tecnologia (UTAUT) fornece uma estrutura valiosa para entender os fatores que influenciam a adoção da IA nas organizações, ressaltando a importância de condições facilitadoras e da expectativa de desempenho na aceitação dessas tecnologias. As implicações éticas e de segurança associadas à implementação da IA também devem ser cuidadosamente consideradas, uma vez que a confiança nas ferramentas digitais é crucial para sua aceitação.
Albayati, Hayder (2024), Computers and Education: Artificial Intelligence. This is an open access article under the CCBY-NC-NDlicense. https://doi.org/10.1016/j.caeai.2024.100203 Cao, G., Duan, Y., Edwards,J.S. & Dwivedi, Y. K. (2021) Understanding managers’ attitudes and behavioral intentions towards using artificial intelligence for organizational decision-making, Technovation, Volume 106, https://doi.org/10.1016/j.technovation.2021.102312. Kaplan, R. S., & Atkinson, A. A. (1998). Advanced management accounting (3rd ed.). Prentice Hall.